Como melhorar o seu wi-fi: veja como ter um sinal melhor em sua casa
Vamos mostrar como melhorar o seu wi-fi e otimizar sua conexão em sua casa ou escritório para aproveitar o máximo do seu sinal de internet.
Sendo uma tecnologia amplamente utilizada vamos mostrar como melhorar o seu wi-fi dentro da sua casa ou escritório.
Usualmente os usuários enfrentam lentidão ou locais dentro da própria casa sem sinal, os chamados pontos cegos.
Com medidas simples é possível mitigar esses problemas e ter uma conexão estável e ampla, cobrindo toda a casa em sua totalidade.
Como melhorar o seu wi-fi: melhorando seu sinal
Vamos listar alguns pontos importantes que o usuário precisa ter total atenção para que o wi-fi esteja disponível em todo o ambiente de forma satisfatória.
Escolhendo o roteador certo
Este é o item mais importante e o primeiro ponto de atenção é que nem todo roteador mais caro é o melhor, é preciso ter atenção a alguns detalhes e características.
Por exemplo, é preciso se atentar a quantidade de dispositivos podem se conectar simultaneamente.
Faça as contas, usualmente smartTV’s, smartphones, notebooks e em alguns casos geladeiras se conectam a internet e isso só para listar os itens mais comuns.
Logo um roteador mais simples que suporte até 32 dispositivos simultaneamente pode facilmente ficar saturado e começar a travar por excessos de conexões.
Outro ponto de atenção é a potencial do sinal, diversos roteadores possuem alcance estimado em 100 metros.
Porém existem opções com alcance estima de 200, 250 e 300 metros, por isso escolha um roteador com pelo menos 200 metros de alcance.
Por fim, seu roteador deve ser de no mínimo Wi-Fi 5 com Multiple-Input, Multiple-Output (MIMO) 2×2, mas o ideal mesmo é se ele for WI-FI 6 com suporte às tecnologias MIMO 4×4 ou 8×8.
Assim a velocidade de transferencia será otimizada, afinal de nada adianta contratar um bom plano de internet se o roteador não tem a capacidade de transferencia adequada.
Local de instalação
Pode parecer óbvio, mas muita gente acaba deixando o roteador em uma sala que tende a ficar em um canto da residência.
Com isso outros cômodos que estejam do lado contrário irão sofrer com perda de sinal ou internet lenta, já que um sinal de wi-fi fraco diminui a velocidade da internet.
Se por uma questão predial o seu roteador tenha que ficar em um canto da sua casa ou escritório a saída é comprar mais um roteador (ou repetidor) para expandir o alcance de sinal.
Para este caso é imprescindível que ambos os dispositivos possuam a tecnologia Mesh, caso contrário existirá pontos de ruptura ou sobrecamadas de sinal.
Isso ira atrapalhar bastante a utilização da sua rede wi-fi.
A importancia do suporte a wi-fi do seu dispositivo
Você tem um excelente plano de internet, o melhor e mais rápido roteador e todos os locais da sua residência ou escritório estão com cobertura de sinal em 100%.
Mas mesmo assim a sua navegação é lenta, neste caso o problema pode ser o dispositivo que você está utilizando.
Isso ocorre porque o suporte dele a tecnologia do wi-fi pode ser antiga e falha.
Esse problema pode ser diretamente no hardware, no caso de dispositivos mais antigos ou ainda problemas de drivers, mais comuns em computadores e notebooks.
Se for o caso tente atualizar os drivers ou até mesmo o sistema operacional do seu dispositivo.
Se o problema persistir tente descobrir o suporte a wi-fi que o seu dispositivo apresenta.
No caso de questões de hardware, dependendo do caso pode ser possível apenas trocar a placa de wi-fi, para isso consulte um técnico, mas comumente é necessário trocar o dispositivo mesmo.