Como desbloquear o Telegram: veja como continuar utilizando
Novamente a justiça do Brasil impôs bloqueio ao Telegram, por isso vamos mostrar como desbloquear o Telegram e seguir utilizando o app.
Novamente o STF proíbe o uso Telegram em todo o território nacional, mas nem tudo está perdido, vamos mostrar como desbloquear o Telegram.
Independente do motivo, culpar o app por um erro de um indivíduo é o mesmo que culpar os Correios pelas encomendas compradas da China que eles fazem a entrega.
Além disso nos últimos meses surgiu muito lobby da imprensa tradicional que tenta a todo custo obrigar as grandes redes sociais e mensageiros a repassar dinheiro oriundo de publicidade.
Como desbloquear o Telegram: veja como continuar utilizando
Basicamente existem 3 formas distintas para burlar um bloqueio a um site ou aplicativo e todos eles são de simples utillização.
O primeiro método é utilizando um proxy e existem centenas de proxies gratuitos pela internet.
Basicamente um serviço de proxy irá fazer uma espécie de “ponto” entre o seu computador e o site/app a ser acessado, assim o bloqueio imposto diretamente ao site ou app não irá bloquear a sua utilização.
O segundo método é utilizando uma VPN e existem centenas delas, sendo algumas gratuitas e outras pagas.
O funcionamento é mais ou menos igual ao proxy, porém a VPN irá gerar um “túnel” entre o seu computador e o site/app.
Assim além de permitir burlar o bloqueio imposto pelo judiciário a sua conexão estará muito mais segura e livre de alguma possível interceptação.
E por fim, o terceiro método é utilizar um servidor de DNS público e de fora do país, porém esse método nem sempre irá funcionar.
Como desbloquear o Telegram na prática
Para quem ainda tem dúvidas vamos mostrar como desbloquear o Telegram na prática, é bem simples:
- Primeiro instale o Orbot (VPN Tor), para Android ou para iOS
- Abra o Orbot e toque em Iniciar
- No Telegram instale o proxy: tg://socks?server=127.0.0.1&port=9050
- Telegram liberado
Se o Telegram for removido das lojas?
Caso o bloqueio seja intensificado pelo STF e o aplicativo seja removido das lojas oficiais também existe uma solução simples.
Como o Android é mais flexível, basta configura-lo para instalar aplicativos de terceiros e depois fazer o download do Telegram a partir do site do aplicativo.
Como o iOS não permite instalação de fora da loja resta utilizar a versão web em https://web.telegram.org, neste caso é só clicar nos três pontos e adicionar o ícone a tela inicial.