Como deixar sua rede Wi-Fi segura: veja nossas dicas

Como deixar sua rede Wi-Fi segura: veja nossas dicas

Segurança nunca é demais, veja como deixar sua rede Wi-Fi segura e evite que pessoas indesejadas utilize a sua internet sem seu consentimento.

Como deixar sua rede Wi-Fi segura: veja nossas dicas
Como deixar sua rede Wi-Fi segura: veja nossas dicas

Veja como deixar sua rede Wi-Fi segura e evite dores de cabeça com pessoas utilizando sua internet sem a sua permissão.

Aliás, os problemas de um estranho acessar sua rede Wi-Fi vai muito mais além do que simplesmente utilizar sua internet.

Acessando sua rede ele é capaz de realizar ataques a outras empresas ou ainda monitorar todo o seu perfil de uso, isso só para citar alguns dos problemas.

Como deixar sua rede Wi-Fi segura: veja nossas dicas

Para melhorar a sua segurança e evitar problemas com acessos não autorizados, phishing, ransomware e outros tipos de malware vamos mostrar como deixar a sua rede mais segura.

Basicamente vamos utilizar recursos comuns disponíveis na grande maioria dos roteadores e de fácil configuração.

Sempre alterar a senha de administrador

Logo que você liga um roteador que acabou de comprar utiliza a senha de administrador padrão que determinada marca e modelo de roteador possui.

Isso é normal, mas logo no primeiro acesso é preciso trocar essa senha padrão por uma senha forte e que somente você conheça.

Caso contrário qualquer pessoa que saiba a senha deste usuário padrão poderá acessar seu roteador e ter privilégios máximos dentro dele.

Sempre atualizado

Boa parte dos bugs e falhas de segurança são resolvidos apenas atualizando o firmware do seu roteador.

A maior dos roteadores modernos possui uma opção para atualização automática, basta apenas estar conectado a internet.

Em modelos mais antigos é preciso pesquisar pelo modelo e ano de fabricação do seu equipamento no site do fabricante e fazer o upload do arquivo manualmente para o seu roteador.

Se o seu roteador é fornecido pelo seu provedor de internet exija que o mesmo mantenha uma política de atualização constante.

Firewall e criptografia

Sempre mantenha a criptografia e firewall do seu roteador ativos, isso irá impedir uma série de problemas referente a acessos não autorizados.

Para ativar basta acessar seu roteador como administrador e procurar no menu essas opções (sua localização variam de acordo com o fabricante).

Desative o WPS

Nunca deixe o WPS ativo, no máximo ative para garantir acesso para um equipamento que não permita utilizar usuário e senha, mas depois desative.

O WPS foi projetado para facilitar a conexão ao seu roteador sem necessariamente exigir uma senha, por este motivo é muito suscetível a falhas de segurança.

Complique a sua vida ao desativar o WPS e complique muito mais a vida de um possível invasor.

Nunca forneça a senha para visitantes

Nunca forneça a sua senha para quem visita a sua casa e pede para acessar a sua rede.

Ao invés de fornecer a senha da sua rede principal deixe sempre ativa uma rede de convidados e forneça o acesso a este rede.

Em qualquer caso ou dúvida basta desativar essa rede de convidados sem precisar se preocupar em reconectar todos os gadgets da sua casa.

A grande maioria dos roteadores possuem a opção de de criar uma rede para convidados.

Sem acesso remoto

Nunca deixe o acesso remoto ao seu roteador ativado, afinal ele não é necessário para você manter sua rede Wi-Fi em casa ou escritório funcionando.

Sempre confira se o acesso remoto encontra-se desabilitado, isso evita que acessos não autorizados por pessoas externas a sua rede sejam realizados com sucesso.

matrix