Como configurar repetidor no roteador DIR-615

Veja como configurar repetidor no roteador DIR-615 e livre sua casa definitivamente de fios e cabos. Veja como é simples e prático.

[ad#texto]

Como configurar repetidor no roteador DIR-615
Como configurar repetidor no roteador DIR-615

Dentre as características do roteador DIR-615 a que mais me agrada é a sua capacidade de atuar como um repetidor de sinal e desta forma expandir o alcance de sua rede wireless de forma segura e prática, assim vamos demonstrar como configurar repetidor no roteador DIR-615.

Para quem não conhece, o modo repetidor é a capacidade do roteador de captar o sinal wireless e outro roteador e repeti-lo para que a sua rede wireless tenha o seu alcance e qualidade melhorados, o que ajuda muito pois não temos a necessidade de conectar via cabo de rede os dois equipamentos e que no final das contas sai muito mais barato.

Como configurar repetidor no roteador DIR-615: a configuração da rede repetida

Primeiro é necessário conectar seu computador via cabo em qualquer uma das quatro portas LAN disponíveis e em seguida conectar o cabo de rede do seu modem ou similar na porta WAN do DIR-615.

Abra o navegador de sua preferência e digite o endereço http://192.168.0.1 e tecle Enter. Na tela que será exibida preencha o campo User Name com admin e o campo Password deixe em branco e tecle Enter novamente.

Pronto, você acessou a área administrativa do seu roteador.

[ad#texto]

O primeiro passo é configurar um nome e uma senha para a rede repetida, em seguida clique nas abas Wireless > Fundamentos do Wireless e altere os seguintes parâmetros:

  • Habilitar SSID de transmissão: Habilite a opção;
  • Nome (SSID): Digite um nome para a rede sem fio;
  • Modo: 802.11b/g/n;
  • Canal: Selecione os canais 1, 6 ou 11 pois possuem menos interferência de outras redes;
  • Largura de banda: Auto 20/40M;
  • Opções de segurança: WPA-PSK/WPA2-PSK AES;
  • Chave Pré-compartilhada: Digite uma senha para a rede sem fio, de no mínimo 8 dígitos podendo conter letras e números.

Por fim clique no botão Aplicar para salvar as configurações.

Como configurar repetidor no roteador DIR-615: ativando o modo repetidor

Agora clique nas abas Wireless > Repetidor wireless e habilite a opção Repetidor habilitado e clique no botão Site Survey.

Espere o roteador listar todas as redes wireless disponíveis ao seu alcance, em seguida selecione a rede que será repetida e clique no botão Próximo.

Em Chave Pré-compartilhada digite a senha da rede sem fio que será repetida e clique em Next.

Altere o IP de LAN do DIR-615 conforme o exemplo indicado na própria tela e clique no botão Concluir.

Clique nas abas Maintenance > Reinicialização e depois clique no botão Reinicialização. Aguarde a contagem e ao reativar o seu roteador já estará funcionando como um repetidor de sinal.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.