Como comprar na Black Friday 2018

A maior promoção do e-commerce brasileiro está chegando. Veja como comprar na Black Friday 2018 e economize muito dinheiro.

Como comprar na Black Friday 2018
Como comprar na Black Friday 2018

Veja como comprar na Black Friday 2018 e conseguir bons descontos, economizando um bom dinheiro.

Embora tenha bons descontos, temos observado várias lojas logrando seus clientes ou apenas existirem com o objetivo de vender e não entregar.

O tipo de fraude mais comum é a maquiagem de preços para induzir o cliente a acreditar que está adquirindo um produto com preço atraente.

Quer conhecer a Black Friday brasileira?

Vamos explicar o que é este evento e dicas de como conseguir realizar boas compras neste período.

Como comprar na Black Friday 2018: o que é?

É um grande evento de vendas, notadamente o e-commerce, que ocorre toda quarta sexta-feira de novembro.

É um evento de vendas “importado” dos EUA, que desembarcou no Brasil no ano de 2011.

Inicialmente pode ser considerado tímido, mas rapidamente ganhou força e agora é um evento preparado, pelas lojas participantes, meses antes da sua execução

Embora o evento tradicional ocorra somente na sexta-feira, nos últimos anos a promoção tem se estendido por todo o final de semana.

Como comprar na Black Friday 2018: os problemas

Já escutou o termo “Tudo pela metade do dobro”?

Isso surgiu porque os clientes notaram que diversas lojas (algumas grandes e renomadas) passaram a aumentarem os preços dias antes da Black Friday para depois realizarem “descontos”.

Assim o cliente é ludibriado.

Isso é proibido por lei, e o Procon tem realizado pesquisas para identificar estes casos.

Outro caso que vem ocorrendo com muita frequência, são sites falsos, criados unicamente para realizarem vendas no período de Black Friday e nunca irão realizar a entrega.

De acordo com o site Reclame Aqui informou que na Black Friday do ano de 2017 foram registradas 3,5 mil reclamações referente a falsos descontos nas lojas.

Uma coisa bem interessante é que o Procon faz uma lista com as piores lojas, então antes de comprar não esqueça de consulta-la para evitar cair em fraudes.

Como comprar na Black Friday 2018: os melhores produtos

Usualmente eletrônicos, notadamente notebooks e smartphones são as vedetes da promoção.

Porém o evento é geral, valendo até mesmo viagens em promoção.

Produtos e serviços como televisores, manicure, viagens e qualquer tipo de produto ou serviço estão aderindo a Black Friday.

Como comprar na Black Friday 2018: como conseguir bons preços?

É simples, faça uma lista dos produtos que você pretende comprar e comece a pesquisar seus respectivos preços a fim de identificar possíveis aumentos para maquiagem de descontos.

Vale também utilizar sites que montam históricos de preços para poder acompanhar a flutuação de preços por um maior período de tempo.

Se encontrar algum tipo de problema, especialmente no dia da Black Friday, informe o Procon abrindo uma reclamação, fazendo valer seu direito de cliente.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.