Como calcular imposto de importação: veja se será rentável
Com a crescente sede por dinheiro o governo federal irá taxar importações, veja como calcular imposto de importação para saber o valor total.
Veja como calcular imposto de importação e saiba se a sua compra será rentável ou não.
Lembrando que o valor deste imposto é calcula pela Receita Federal com base em uma tabela de preços interna.
Não é raro casos de cálculos muito acima do normal pela Receita Federal e precisamos ter embasamento para saber como argumentar nesses casos.
Recentemente a Receita Federal tornou o processo de importação bem mais criterioso e tem cobrado indiscriminadamente o imposto de importação.
Como calcular imposto de importação: veja se será rentável
Existem diversos sites e formas de realizar o cálculo do imposto de importação, por isso vamos mostrar alguns locais onde é possível realizar o cálculo de maneira correta.
Correios
Como todas as importações de pessoa física acaba por dar entrada no Brasil via Correios o app deles é o método oficial de cálculo de imposto.
Você deve efetuar um cadastro para organizar todas as suas encomendas por lá, além de criar alertas para as atualizações de status de cada uma delas.
Nas compras internacionais, é possível verificar os impostos a serem pagos pela compra e quita-los pelo próprio aplicativo.
Receita Federal
O próprio site da Receita Federal tem local para que o usuário calcule o imposto devido pela sua compra.
Porém neste caso o imposto só poderá ser pago após a internalização da mercado no Brasil, ou seja, é preciso aguardar a chegada ao país.
Gainholder
É um portal para realizar a contratação de serviços para o processo de importação além da possibilidade de ser realizado o cálculo do imposto.
A vantagem é a possibilidade de realizar o cálculo por mercadoria e ainda gerar um histórico.
Existem diversos outros portais que possibilitam esse cálculo, lembrando que a tendência é que o governo federal endureça e cobre cada vez mais pelas importações de pessoa física.