Como aumentar a velocidade da sua internet: ajustando o roteador

Como aumentar a velocidade da sua internet: ajustando o roteador

Veja como aumentar a velocidade da sua internet ajustando as configurações do seu roteador com simples etapas de configuração.

Como aumentar a velocidade da sua internet: ajustando o roteador
Como aumentar a velocidade da sua internet: ajustando o roteador

Se o seu wi-fi está sempre com problemas vamos mostrar como aumentar a velocidade da sua internet o que vai deixa-la mais estável.

Nem sempre problemas de estabilidade ou velocidade estão relacionados ao seu provedor de acesso.

Uma rede wi-fi lenta e instável irá atrapalhar para o uso de streamings, internet das coisa e até mesmo para o trabalho (no caso de home office).

Como aumentar a velocidade da sua internet: ajustando o roteador

Existem vários fatores que interferem na estabilidade e velocidade da sua rede wi-fi, uma delas é a localização do roteador e onde a rede é mais utilizada.

Isso ocorre porque quanto mais longe for do roteador mais instável e lenta a sua rede wi-fi será, neste caso a solução resume-se a aproximar o ponto de utilização do roteador.

Lembrando que nem sempre o local escolhido pelo técnico é o melhor local, alguns profissionais simplesmente escolhem o local de instalação mais fácil para ele.

Escolhendo a melhor localização

Existem alguns cuidados para escolher a melhor localização do roteador para a sua necessidade, o primeiro cuidado é escolher um roteador que se adeque a sua necessidade.

Neste ponto é preciso avaliar o alcance da rede wi-fi fornecida pelo roteador e também a quantidade de gadgets conectados simultaneamente.

Prefira roteadores habilitados para 802.11ax (Wi-Fi 6), isso irá permitir maior área de cobertura e maiores velocidades.

No geral o roteador deverá estar no centro do seu imóvel a fim de evitar “pontos cegos” e garantir melhor distribuição.

Porém em imóveis maiores o ideal é investir em vários roteadores mesh, isso irá garantir uma rede transparente.

Evite utilizar um roteador e vários repetidores, essa arquitetura de rede é deficiente e tende a causar conflitos e lentidões.

Os roteadores com suporte a redes mesh vieram para otimizar o uso de vários roteadores em conjunto de forma inteligente.

Depois que o ponto de acesso principal estiver instalado, se for constatado um canto distante da sua casa não possui cobertura sem fio sólida e estável, basta adicionar outro nó a essa área e o problema será resolvido.

Continuo com problemas, o que fazer?

Se mesmo distribuindo o sinla com roteadores mesh ainda existem locais com problema de conexão a solução será mapear a sua rede.

Para isso existem softwares que geral um mapa completo dos pontos de sinal e sua respectiva força e alcance.

Um exemplo de aplicativo assim é o NetSpot, mas existem outras opções no mercado.

Uma vez mapeado é hora de verificar se algum roteador deve ter sua localização alterada ou ainda se mais roteadores devem ser comprados.

Lembrando que em caso de uma rede mesh o novo roteador precisa ser do mesmo tipo e modelo dos demais.

matrix