Como arrumar seu celular se ele caiu na água: o que é mito?

Como arrumar seu celular se ele caiu na água: o que é mito?

Vamos ensinar como arrumar seu celular se ele caiu na água, mostrando o que é mito e o que realmente funciona para recuperar seu gadget.

Como arrumar seu celular se ele caiu na água: o que é mito?
Como arrumar seu celular se ele caiu na água: o que é mito?

Veja como arrumar seu celular se ela caiu na água e veja os mitos e verdades acerca dessa questão que remete a tentos problemas.

Existem procedimentos que vemos na internet que ao invés de ajudar acabar por danificar ainda mais o seu celular.

Então é preciso tomar cuidado com qual procedimento irá ser adotado caso o seu smartphone acabe caindo na água, aliás o tipo de água também irá interferir em qual procedimento de reparo deverá ser adotado.

Como arrumar seu celular se ele caiu na água: o que é mito?

O mais importante é não se apavorar, retirar imediatamente seu gadget da água e após seguir algumas recomendações que irão auxiliar a evitar maiores danos.

E mesmo que o seu smartphone tenha certificação IP68, que é a melhor no mercado atualmente, também é recomendado cuidado, pois componentes se desgastam e a proteção pode ser reduzida com o passar do tempo.

O primeiro cuidado tem que acontecer antes mesmo do seu smartphone cair na água, que é fazer backup periódico dos seus dados, porque se ocorrer uma fatalidade pelo menos seus dados estarão a salvo.

Caiu na água e agora?

Se o inevitável aconteceu vamos listar o que fazer para minimizar os danos e esses procedimentos podem salvar seu gadget.

  1. Retire da água e seque o seu gadget externamente com um pano macio
  2. Desligue o seu smartphone e não o coloque no carregador
  3. Remova o cartão SIM e a bateria se for possível, só tome cuidado para ao abrir o slot do cartão SIM não faça com que água entre dentro do gadget
  4. Seque o seu gadget e a melhor forma de realizar essa tarefa é deixar seu smartphone em um local arejado e ligar um ventilador direcionado ao gadget, nunca utilize o secador com ar quente
  5. Se caiu na água do mar a recomendação é mergulhar por 3 minutos em água potável, isso serve para remover resíduos de sal que é um componente extremamente corrosivo
  6. Em seguida, mesmo que o seu gadget voltar a funcionar leve a uma assistência para evitar problemas de corrosão dos componentes internos

O que não se deve fazer?

Existem diversas recomendações para utilizar secador de cabelos com ar quente ou ainda colocar no arroz.

Esses procedimentos não são recomendados, o secador irá aquecer em demasia o seu smartphone e isso acabará causando danos irreversíveis.

Já o arroz libera um pó extremamente fino que acabará entrando no seu smartphone e causará outros tipos de danos.

Com a melhor forma de secagem?

Acima já citamos como deixar a secagem do seu smartphone ocorrer, porém existem outros meios que podem melhorar e agilizar a secagem.

Existem kits de secagem vendidos e eles irão auxiliar no processo e podem até mesmo aumentar as chances de recuperar seu aparelho.

Outro produto que pode ser utilizado é gel de silica, ele não libera pó ou fuligem e tem um bom pode secativo de umidade.

Assim o gel de silica pode auxiliar a remoção de água internamente, porém nenhum produto pode garantir 100% a recuperação do seu smartphone.

Se algo parou de funcionar?

Caso mesmo depois do processo de secagem alguma função do seu gadget deixou de funcionar não tem jeito, uma assistência técnica deverá ser acionada.

Se o seu aparelho ainda estiver na garantia e na propaganda de venda a fábrica informou resistencia a água a garantia deverá cobrir os custos de manutenção.

Porém se o seu smartphone não possui certificação, mesmo na garantia o custo de reparo deverá ser por conta do próprio consumidor.

matrix