Canonical anuncia o Ubuntu Mobile

[ad#texto]

Novidades vindas da Canonical vão aquecer ainda mais o mercado de smartphones, pois segundo a própria Canonical, estará disponível a versão mobile do Ubuntu.

O Ubuntu mobile terá uma interface preparada para smartphones e se baseará em duas grandes novidades, a primeira é referente aos smartphones de entrada, pois basta um processador de 1Ghz (single-core) e 512 MB de RAM já será possível executar o Ubuntu de forma fluída, pois segundo a Canonical embora baseado no Android o Ubuntu Mobile não implementa a JVM Java e por isso a promessa é que o sistema seja mais “leve”.

Para os smartphones high-end será possível utilizar um dock e ter a experiência de um desktop com a mobilidade de um smartphone, isso eu quero ver.

Quanto aos aplicativos, será possível desenvolver aplicativos para o Ubuntu mobile utilizando linguagem nativa ou ainda utilizando HTML5.

O Ubuntu mobile terá suporte para gestos, assim como o MeeGo, será compatível com processadores ARM e x86, terá integração total com o Ubuntu One e será facilmente customizado pelas operadoras, o que pode nos brindar com diversos smartphones Xing-ling “próprios”.

Pelo Roadmap fornecido pela Canonical o sistema mobile Ubuntu estará disponível dentro de algumas semanas, mas os primeiros smartphones comercializados com o Ubuntu de fábrica só deverão aparecer em 2014, isto se nenhuma empresa chinesa lançar mais uma cópia do iPhone ou Samsung Galaxy SIII executando o Ubuntu antes.

Mas alguns detalhes ficam no ar, a Canonical terá que brigar com Google e Apple pelo segmento top de linha, coisa que nem a Microsoft está conseguindo fazer com o seu badalado Windows 8, no segmento low-end terá que brigar com diversos Androids clones, Firefox OS, MeeGo, alguns Windows de gerações passadas, isto sem mencionar os sistemas operacionais próprios das operadoras, como por exemplo, o Bada da Samsung.

Adicionando a isto o detalhe de que não existem aplicativos nativos nem ecossistema para o Ubuntu mobile, é bem pouco provável que ele seja um sucesso logo no seu lançamento.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias