Bug deixa Google Chrome escutar tudo o que você diz

[ad#texto]

Recentemente divulgamos que o Google Chrome iria mostrar com um símbolo qual aba estava executando qualquer tipo de som, mas nem só de alegria este tipo de recurso vai deixar a sua marca, através dele também é possível escutar tudo o que a pessoa diz explorando uma falha de segurança do próprio Google Chrome.

Abas com alertas no novo Google Chrome
Abas com alertas no novo Google Chrome

A falha de segurança é muito fácil de ser explorada, basta um site malicioso inventar um meio “correto” de fazer o visitante ativar o reconhecimento de fala do Google Chrome, em seguida uma seguida uma janela poup-up é aberta e esta janela é que vai ativar seu microfone e ficar monitorando tudo o que você diz.

Mesmo que você fecha a aba com o site principal, se a janela poup-up ficar aberta uma conexão com o seu microfone ficará aberta também, e o recurso do Google Chrome de mostrar via ícone só funciona para janelas completas, em resumo, ele não irá mostrar que a janela poup-up estará monitorando o seu áudio.

O Google já foi avisado a mais de 4 meses sobre esta falha de segurança e até mesmo admitiu que isso é uma grave falha de segurança mas nada fez, tanto que até a última versão do Google Chrome continua com a vulnerabilidade.

Por enquanto a única forma de se precaver é não ativar o reconhecimento de voz no Google Chrome.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias