Black Friday demanda cuidados, veja nossa lista
A Black Friday demanda cuidados, por isso damos dicas para conseguir preços realmente baixos para você comprar mais por menos. Aproveite!
[ad#texto]
Já virou febre também no Brasil e boa parte dos consumidores já aguarda ansiosamente a última sexta-feira do mês de novembro, tudo porque é nesta data que ocorre a megapromoção Black Friday, porém é bom avisar que existe muita controvérsia sobre o assunto e por isso a Black Friday demanda cuidados no momento de realizar as compras.
Primeiro vamos entender a data.
Toda última sexta-feira do mês de novembro o e-commerce brasileiro ajusta suas respectivas lojas virtuais para que praticamente todos os produtos estejam em promoção e segundo as estimativas os descontos anunciados chegam a até 70%, dependendo da categoria do produto ofertado, resumindo, são 24 horas de promoções e compras e este ano o volume negociado tende a ser 10% maior que 2013.
Black Friday demanda cuidados na hora da compra
O primeiro problema é que por ser uma data adotada fortemente pelo e-commerce brasileiro, embora que no último ano algumas lojas físicas também adotaram a data, muitas lojas novas são abertas com descontos acima da média geral e com isso somado a febre de compras impulsionada pelas promoções faz com que estes sites realizem diversas vendas.
O problema começa quando os clientes que compraram nestes sites percebem que não vão receber seus pedidos e que tudo não passava de um mero golpe, pois ao procurar os órgãos de proteção ao consumidor percebe que vários outro consumidores enfrentam o mesmo problema.
Para este caso o ideal é que antes da compra o consumidor procure se a loja está lista no PROCON, porém mesmo que a loja não esteja listada não é garantia de confiabilidade e vale o velho ditado “quando a esmola é demais o santo desconfia”.
Outro grave problema é referente a manipulação de preços que grandes lojas realizam, acompanhando alguns produtos percebemos que dias antes do início da Black Friday eles subitamente sobem até 150% e depois recebem descontos na média de 50% e são utilizados como chamariz, mas a realidade é que o consumidor acaba pagando um preço maior pelo mesmo produto, por isso dizemos que a Black Friday demanda cuidados na hora da compra.
Note que para o caso relatado acima existe uma determinação para que isso não ocorra durante a Black Friday, mas parece que ainda não surtiu muito efeito.
Para ajuda-lo montamos uma pequena lista de procedimentos para aproveitar e conseguir de fato um bom preço na Black Friday:
- Consulte a lista do PROCON e evite lojas novas;
- Desconfie de descontos muito altos ou preços abaixo da média;
- Faça uma lista antecipada de produtos que pretende comprar e pesquise seus preços 15 dias antes da Black Friday e se possível faça prints do melhor preço de cada produto;
- Procure os preços na Black Friday e compare com a sua lista anterior para saber se realmente compensa.
Saiba que aumentar subitamente o preço de um produto para depois oferta-lo mantendo assim seu preço em oferta igual ou maior que o preço anterior é crime e deve ser combatido, por isso ao encontrar problemas assim faça o print da tela com o preço original e com o preço promocional e procure o PROCON da sua cidade.
A Black Friday demanda cuidados na hora da compra, por isso se atente ao que falamos na lista acima e consiga preços realmente vantajosos.