Apps do iPhone gravam sua vida sem autorização
Sem a autorização dos usuários, diversos Apps do iPhone gravam sua vida de forma sigilosa e o problema é grande. Como podemos resolver?
Já pensou se o seu smartphone espionasse toda a sua vida on-line? Sem a autorização vários Apps do iPhone gravam sua vida sem autorização.
O caso é complexo, pois desenvolvedores mal intencionados utilizam uma ferramenta de captura de dados de uso pra correção de erros de maneira nociva.
Como a ferramenta captura as ações do usuário para facilitar a identificação de bugs esta captura se mal utilizada pode identificar e violar a privacidade do usuário.
Apps do iPhone gravam sua vida: os envolvidos
Uma empresa de análise chamada Glassbox oferece uma ferramenta de captura de informações para o iOS, o detalhe é que esta ferramenta também captura dados sensíveis e privados do usuário.
Fornecendo tudo ao utilizar da ferramenta, sem restrição.
Desenvolvedores de aplicativos populares tem utilizado esta ferramenta capturando mais dados que o necessário de seus usuários.
O problema é tão grande que até mesmo senhas estão sendo capturadas.
O Glassbox tenta proteger os dados sensíveis, via sandbox, porém em diversas vezes esta proteção falha.
E como resultado temos dados do usuário vazados.
Apps do iPhone gravam sua vida: não existe só este
Apesar de grave existem concorrentes neste segmento, como por exemplo, o UXCam e Appsee.
Para piorar a situação este tipo de recurso já existe a muito tempo e a Apple não tomou nenhuma ação sobre.
Embora muito útil para desenvolvedores encontrarem bugs e correções a ferramenta tem sido utilizada de maneira indiscriminada.
Fica difícil para o usuário comum identificar qual aplicativo utiliza tal ferramenta.
E por vezes acabam instalando apps que vão roubar de uma maneira “autorizada” seus dados, inclusive senhas e dados de pagamentos.