Apps de carona podem gerar multa

Apps de carona vieram para ficar e vão facilitar muito a vida de quem depende de carona para voltar para a casa, mas tudo isso pode render uma bela multa.

[ad#texto]

O processo de criação e manutenção das leis de um país é algo complexo e difícil, mas as vezes encontramos leis que parecem ter como objetivo único a facilitação de monopólio de um grupo reduzido de empresas que controlam algum determinado segmento da economia, um exemplo caro é toda a confusão gerado com os apps de carona que surgem a todo momento.

Alguns exemplos de apps de carona que estão fazendo sucesso são o Ride Joy, o Sidecar e o Caronetas, mas como tudo isso funciona?

Apps de carona vai facilitar a vida de muita gente
Apps de carona vai facilitar a vida de muita gente

Vocês se lembram que até a pouco tempo atrás nós víamos estudantes com uma grande placa de papelão indicando para qual cidade iam em busca de carona? Então, o tempo evoluiu e os apps de carona surgiram para facilitar principalmente a vida dos estudantes que com pouco dinheiro buscam motoristas dispostos a ceder carona e rachar os custos da viagem (o que seria bom para os dois lados).

O problema todo é que artigo 21 da Constituição Federal regulamenta que somente o Estado pode autorizar transportes de passageiros mesmo que o motorista em questão não aufira lucro com o processo ele pode ser multado por transporte ilegal de passageiros com valores que se iniciam em R$ 5.000,00.

Um verdadeiro absurdo já que o próprio estado faz publicidade em prol de caronas nas grandes cidades para reduzir o fluxo de veículos no caótico transito, isso sem falar do apelo ambiental já que diminuindo o volume de carros também diminuímos o volume de poluição.

Um detalhe que podemos ver aqui é que os motoristas que cedem carona não pagam tributos como taxistas e empresas de transporte e de certa forma podemos até dizer que caso a moda dos apps de carona se expanda pode até mesmo diminuir o fluxo de clientes destas empresas de transportes que por formarem um segmento base da economia tem o hábito de realizar lobby junto a classe política.

É claro que caronas existiram e sempre vão existir, a diferença agora é que os apps de carona facilitam muito a localização do cedente com o caroneiro, sem dúvida uma aplicação dúbia da lei que precisa ser revista urgentemente e se adaptar à nova realidade da tecnologia.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias