Anatel vai fechar a Amazon e o Mercado Livre também
O presidente afirmou que a Anatel vai fechar a Amazon e também pode fazer o mesmo com o Mercado Livre se a venda de smartphones continuar.
Em atitude extrema o presidente afirmou que a Anatel vai fechar a Amazon e o Mercado Livre se as vendas continuarem da forma que estão.
Tudo isso se deve ao fato da Anatel ter acirrado o cerco em torno de smartphones não homologados e de origem em contrabando.
Embora seja uma medida extrema o presidente Baigorri disse em entrevista que irá tomar essa medida se as vendas continuarem.
Anatel vai fechar a Amazon e o Mercado Livre também
O presidente da Anatel ainda faz um comparativo com uma loja física e afirma que se a loja firma vendesse celular irregular e pipoca regular a agência fecharia toda a loja.
Logo o mesmo tipo de controle e penalização tem que ter contrapartida para lojas virtuais e que atuam somente no ecommerce.
Essas declarações ocorrem após o despacho que normatiza o mercado online de smartphones.
Esse despacho também inclui multas que variam de R$ 200 mil até R$ 6 milhões e ainda sanções como a proibição de vendas de certos tipos de produtos.
Porém, o despacho não faz nenhum tipo de menção ao fechamento total da loja, seja ele física ou virtual.
De acordo com a Anatel:
“É uma concorrência desleal. Empregos são destruídos e impostos deixam de ser pagos”
O presidente alega que tenta diálogo com as lojas a mais de 4 anos e que nos próximos 30 dias serão para avaliar o funcionamento.
O plano de conformidade já contempla as lojas Americanas, Carrefour, Casas Bahia, Magazine Luiza e Shopee, com a possibilidade de outras lojas no futuro.
A Anatel afirma que cerca de 25% do mercado de smartphones no Brasil é de produtos irregulares que podem gerar danos a saúde.
Mas, o governo está de olho na fatia de impostos que supostamente deixariam de ser arrecadados no segmento.
Por hora segue o jogo de forças da Amazon e Mercado Livre com a Anatel.