Anatel aprova cancelamento automático
[ad#texto]
Tempos atrás publicamos uma matéria onde a Anatel estaria analisando a possibilidade de criar uma nova regra: o cancelamento automático de serviços de telefonia, TV por assinatura e internet.
Tudo para dar mais transparência para o setor, já que as reclamações referentes aos impedimentos ao cancelamento de serviços eram muitas.
No novo conjunto de regras a Anatel estabeleceu que os consumidores poderão efetuar o cancelamento automático via terminal de atendimento, telefone ou site e efetuar o cancelamento de seu serviço sem a necessidade de passar por um atendimento com uma pessoa, que geralmente está ali para dificultar o processo e tentar fazer o cliente desistir do cancelamento do serviço.
A regra ainda especifica que dentro de dois dias a partir da data da realização do cancelamento automático o consumidor poderá ainda desistir do cancelamento.
Realmente é uma medida que virá em boa hora, afinal cancelar um serviço de telefonia, TV por assinatura ou internet é uma das piores coisas a se fazer, além de praticamente ter que implorar para o atendente realizar a solicitação do cancelamento, são esperas desnecessárias, isso quando a ligação misteriosamente não cai.
Sem dúvida todo o esforço da Anatel em regular o setor e de forma efetiva eliminar distorções propositais efetuadas pelas operadoras é válido, contudo o consumidor deve ficar atento pois tal iniciativa pode estar unicamente referenciada a aproximação da Copa do Mundo, pois com tantos estrangeiros é óbvio que o setor de telefonia deverá dar um suporte expandido a possível expansão do uso de rede.