AMD vai entrar no mercado de processadores ARM

[ad#texto]

Quem é das antigas se lembra de que quando a Intel começava a falar que um dia os processadores teriam a capacidade de executar instruções em 64 bits, a AMD se lançou neste mercado e foi a primeira a lançar uma solução X-86 de 64 bits destinada a servidores e data centers, a linha Opteron.

Agora a AMD anuncia que irá produzir processadores com arquitetura ARM destinados a servidores de cloud computing e data centers e novamente alinha Opteron foi a escolhida para acolher a novidade da AMD.

Basicamente esta solução da AMD vem com vantagens frente às soluções concorrentes, em primeiro é o baixíssimo consumo de energia, que somados em um array de servidores pode fechar uma cifra bem grande no final do mês além de que a ARM que gerencia os royalties em torno da tecnologia ARM oferece ajuda aos seus parceiros que optaram em utilizar a tecnologia ARM em seus processadores, isso trás diversas vantagens tecnológicas para a AMD.

Os primeiros processadores ARM da AMD chegarão ao mercado em cerca de 2 anos e até o momento a AMD não mencionou a intenção de produzir e comercializar processadores ARM para o usuário final, destes que vem equipando nossos tablets, smartphones e até mesmo carros, porém com a crescente demanda de processadores ARM para estes dispositivos e agora com o lançamento do Windows 8 ARM e somando a tudo isso a saída da Texas Instruments deste segmento a tendência é que a AMD também atue neste segmento.

Por hora a Intel não mostrou nenhuma iniciativa de atuar na produção de processadores ARM, o esforço da Intel parece ser em convencer os fabricantes de smartphones a utilizar processadores X-86 da linha Atom em seus gadgets, como a Motorola já começou a fazer, só resta sabe se a estratégia irá surtir os efeitos esperados.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias