A Nokia e a traição da Microsoft

[ad#texto]

A Nokia estaria muito preocupada com uma possível traição por parte da Microsoft, tão preocupada que circulou entre os acionistas uma nota oficial dizendo que eles se preparar para enfrentar diversos concorrentes e que entre estes concorrentes é possível que a Microsoft esteja envolvida.

A nota ainda destaca o fato de a Microsoft já ter produzido gadgets móveis e ainda estar produzindo (veja o caso do tablet Surface).

Segundo rumores a Microsoft estaria sondando fabricantes e integradores de hardware a procura de mão de obra específica para a produção de um gadget móvel, o que poderia resultar em um smartphone da linha Surface, o que afundaria de vez o bote salva-vidas da Nokia.

A Nokia agora admite que na época que firmou o acordo com a Microsoft havia opções mais benéficas (talvez estejam se referindo a um possível acordo com o Google pelo Android) e que se deixaram levar na ocasião, o que agora tem potencial para se transformar em um grande problema, tão grande que poderá levar a Nokia para o limbo das empresas.

Sobre o acordo que não foi revelado em detalhes, especula-se que dentre a preferência para o Windows Phone e Apps a Nokia ainda receba um pagamento anual, algo em torno de 1 bilhão, e que é possível que a Nokia não tenha previsto o problema do desenvolvimento de hardware próprio por parte da Microsoft e que não exista nenhuma cláusula regendo esta situação e protegendo a Nokia, resumindo, deixaria a Microsoft a vontade para agir.

Por enquanto a Microsoft vem agindo ao estilo Google, firma um acordo e entra com o software e especificações de hardware e deixa um fabricante especializado fabricar o hardware com sua marca e know-how, no caso do Google temos hoje a LG e antigamente a Samsung e com a Microsoft temos a Nokia.

Porém é bem provável que em algum momento a Microsoft passe a assumir uma postura mais semelhante à da Apple, que fornece o software, especificações técnicas e design do hardware para que uma integradora apenas monte o gadget, no caso da Apple temos a Foxconn e no caso da Microsoft ainda está no ar esta situação.

No caso da Nokia está ficando claro que o interesse da Microsoft foi utilizar uma fabricante de hardware especializada e com know-how suficiente para que problemas no Windows Phone fosse acertados e que o sistema fosse de fato reconhecido pelo mercado e o ecossistema estabilizado, somando a isso um possível sucesso do tablet Surface o interesse da Microsoft pelo acordo com a Nokia iria reduzir consideravelmente, afinal a Microsoft possuirá todos os recursos necessários para uma produção independente.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias