A ascensão da Samsung

[ad#texto]

Há poucos anos atrás a Apple reinava soberana no mundo dos smartphones, afinal, ela revolucionou este conceito ao lançar seu primeiro iPhone com seu iOS, voltado para o mercado doméstico e não empresarial, matando assim toda uma geração de Palm´s e Pocket PC´s.

O Android era um novato sistema operacional móbile quando foi comprado pelo Google e a já consolidada Apple desdenhava abertamente, pois julgava ser impossível que um sistema de código aberto superasse toda a sua inovação tecnológica em hardware e software. Mas ela estava enganada.

Mais uma vez a Apple ignorou o mercado e suas regras, refletindo em suas atitudes o que era o seu produto, o iPhone, um gadget egocêntrico onde claramente era perceptível o ar “superior” e místico com que a Apple se considerava ante seus próprios clientes, que dirá ante a concorrência.

Acontece que o Android mantido pelo Google, conseguiu correr pelas beiradas, atacando boa parte do marcado de entrada, gerando smartphones modestos que mesmo pelas limitações de performance e recursos, mediante seu baixo preço conseguiu cumprir o seu objetivo: alastrou o Android, criando um ecossistema rentável, onde o Google tem mantido a sua Play Store.

De base nestes argumentos o Android chamou a atenção de grandes players de hardware como Motorola, Sony e Samsung, com destaque para este último. O tempo foi passando e o Android de sistema modesto provou ser eficiente em termos de performance e recursos chegando a desbancar a Apple e seu iPhone.

Hoje, a Samsung sozinha abocanha 35% das vendas, com destaque para o seu novíssimo Galaxy SIII, ficando a Apple com somente 18% do mercado, e o resto fica dividido entre diversos fabricantes, a maioria deles implementando o Android em seus gadgets.

Atualmente smatphones Android são superiores ao iPhone, seja em hardware ou software, aliás, já passou da hora da Apple reformular a IHM do seu iOS, ele é antiga e remete a conceitos que já foram superados pela concorrência.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias