10 dicas de segurança infalíveis

Não tem mistério, é fácil estar em segurança mesmo estando on-line, veja 10 dicas de segurança infalíveis para facilitar a sua vida.

[ad#texto]

10 dicas de segurança infalíveis
10 dicas de segurança infalíveis

Notícias sobre falhas de segurança ou falta de privacidade tem se tornado cada vez mais comuns e a tendencia é que isso se agrave ainda mais, porque cada vez mais deixamos fotos, informações e dados pessoais disponíveis em redes sociais, chats, cloud computing, então vamos mostrar 10 dicas de segurança infalíveis para que você durma com mais tranquilidade.

Todas as dicas que iremos passar aqui são simples e bem fáceis de colocar em prática, basta um mínimo de esforço para que a sua vida digital seja muito mais segura, então mãos a obra.

10 dicas de segurança:

  1. Senhas fortes: pode parecer mentira, mas a grande maioria das pessoas utiliza senhas fáceis de serem descobertas, coisas como nome de parentes, datas e sequencias numéricas são comuns. É preciso gerar senhas fortes, com mais de 8 caracteres que contenham letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
  2. Dispositivos novos: alguns pensam que dispositivos novos são tecnologicamente mais avançados e por isso mais seguros, nem sempre, aliás em alguns casos ocorre exatamente o contrário. Sempre é bom evoluir, mas aguardar algumas semanas para comprar um gadget novo pode livrar você de algumas dores de cabeça.
  3. Softwares famosos também erram: o que conta não é o quão famoso é o software, afinal ninguém está livre de erros só pelo nome. A melhor forma é pesquisar e ver se existe alguém ou alguma notícias avisando de erros.
  4. Sites só com HTTPS: o HTTPS significa que se alguém interceptar a comunicação entre seu computador e o servidor, por isso ao transmitir dados ou informações importantes somente se estiver utilizando HTTPS.
  5. Cloud computing: embora seja um conceito ainda novo, cloud computing não é essencialmente segura por si, é preciso pesquisar e descobrir se o serviço que você vai utilizar e que está em cloud computing teve relatos de falhas de segurança.
  6. Sempre atualize: não tem muito o que falar, atualização são vitais para que falhas de segurança sejam corrigidas antes de afetar você, por isso não perca tempo e atualizei seus sistemas o mais rápido possível.
  7. Hackers são realmente maus: nem sempre, existem vários casos onde hackers pesquisaram e descobriram diversas falhas antes mesmo delas serem exploradas pelos caras maus, assim prestam de certa forma uma ajuda aos usuários de modo geral. Então, ajude a não espalhar por aí hoax de que todos os hackers são maus.
  8. Ataques devastadores são raros: de fato existem diversas falhas de segurança que poderiam levar ao caos qualquer tipo de sistema, porém estes ataques sempre irão depender ou de proximidade física ou ainda de equipamentos caros e restritos para a população comum, assim não se preocupe tanto.
  9. Deepweb: muitos temem a Deepweb, mas não se preocupe com ela, é apenas uma parte da internet que não é indexa, e obviamente não exibida nos resultados de busca, assim consegue ficar e certo modo “oculta” da maioria da população. Não se preocupe com isso.
  10. Isolamento completo: atualmente isso é impossível, em algum momento alguma informação a seu respeito estará on-line por algum sistema, então a melhor saída é se informar a respeito e procurar melhorar o máximo possível suas senhas.

10 dicas de segurança: conclusão

Não existe segredo, basta um pouco de leitura de segurança que a sua vida digital pode ser muito mais segura e agradável.

Com estas 10 dicas de segurança você já estará se preservando de vários problemas.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias