X fora do ar: o desenrolar do bloqueio do X pelo STF brasileiro

X fora do ar: o desenrolar do bloqueio do X pelo STF brasileiro

Depois de troca de acusações entre Alexandre de Moraes e Elon Musk uma decisão do STF deixa o X fora do ar e o brasileiro em geral se irrita.

X fora do ar: o desenrolar do bloqueio do X pelo STF brasileiro
X fora do ar: o desenrolar do bloqueio do X pelo STF brasileiro

Com o X fora do ar por decisão de Alexandre de Moraes muitas questões são levantadas a respeito de até quando vai este bloqueio.

Ação vista como intransigência por parte de Alexandre de Moraes atinge até mesmo a Starlink, Apple e Google.

E usuários que utilizarem VPN para acessar o X poderão ser multados em até R$ 50 mil por desobediência.

X fora do ar: o desenrolar do bloqueio do X pelo STF brasileiro

Elon Musk e Alexandre de Moraes já estão se estranhando faz muito tempo, com troca de acusações e desmandos de ambas as partes.

Enquanto o empresário utiliza o X para “abrir o jogo” das solicitações sigilosas do judiciário brasileiro, Alexandre de Moraes utiliza da máquina judicial brasileira para impor contra o empresário.

De acordo com juristas ambas as partes erraram e estão escalando a situação de maneira mútua.

Após uma ameaça de prisão do representante legal, Elon Musk fechou o escritório do X no Brasil e não nomeou nenhum novo representante.

Seguindo a ameaça, Alexandre de Moraes mandou o X ser bloqueado em todo o território nacional.

Além do bloqueio do X, a petição de Alexandre de Moraes cita multa de R$ 50 mil para todos que acessarem utilizando VPN ou outros meios.

Além de citar Apple e Google para removerem todos os aplicativos VPN das suas respectivas lojas.

O bloqueio

Após o vencimento dos prazos dado por Alexandre de Moraes o mesmo liberou a petição solicitando o bloqueio.

Na prática o bloqueio está sendo executado pela Anatel que notificou todas as operadoras atuantes no Brasil, começando pelas maiores até chegar nas operadoras regionais.

Desta vez o bloqueio está sendo executado por DNS e por IP, para evitar o uso do IP para o acesso, conforme ocorreu em um bloqueio anterior.

Fora o bloqueio em si, será aplicada multas para quem tentar acessar o X usando VPN’s ou qualquer outro meio que burle o bloqueio.

VPN’s liberadas

Aplicativos de VPN tem várias utilidades, principalmente no meio corporativo, não é somente para burlar acesso de site proibido.

Após a publicação da notificação o STF voltou atrás e liberou o uso de VPN’s no Brasil, porém salientou que a multa continua em vigor.

Starlink na mira

De uma maneira um tanto quanto “diferente” Alexandre de Moraes bloqueou recursos da Starlink no Brasil para o pagamento de multas.

Mesmo impactando acionistas que nada tem relação com o X (fora a participação de Elon Musk como acionista em ambos).

Essa atitude tem causado críticas de juristas, pois ao que tudo indica foi realizada fora do rito necessário para esse tipo de ação do judiciário.

Por hora o X segue fora de funcionamento no Brasil e mais desdobramentos estão a caminho, pois Elon Musk criou um perfil novo no X e prometeu divulgar vários documentos que estavam sob sigilo do judiciário e que foram enviados ao X com ordens arbitrárias.

No mais, entidades políticas solicitam o bloqueio de bens no exterior de Alexandre de Moraes e de seus apoiadores devido a falta de transparência e atitudes anti democráticas.

matrix