Tegra3 da Nvidia é inferior ao A5X da Apple

[ad#texto]

Semana passada a Apple lançou o esperado tablet iPad 3 e dentre as principais mudanças estaria na adoção do novo processador A5X dual-core e de cara a Apple disse na apresentação de lançamento que o desempenho gráfico era 4 vezes maior que o Tegra3 da Nvidia.

É óbvio que a Nvidia não gostou, pois a mídia cresceu alegando que o A5X da Apple era só a metade do Tegra3 (na verdade eles se referiam à quantidade de núcleos de ambos os processadores), principalmente porque a Apple não mostrou nenhum teste, driver ou fato que comprovasse tudo isso.

O fato é que o número de núcleos de um processador nunca foi sinônimo de maior ou menor velocidade, até porque o paralelismo em sistemas operacionais ainda é algo que precisa ser melhorado, o que vale na verdade é o quanto eficiente e eficaz é o processador físico para realizar as tarefas, assim mesmo que um processador seja um single core poderá ser mais rápido que um dual core caso tenha suas instruções otimizadas. Quem for das antigas se lembrará da luta da AMD com a Intel e das surras que o Pentium 4 com seus 3.5 GHz levava de simples processadores Athlon de 1.6 GHz (naquela época a Intel pregava que quanto mais GHz de clock maior seria a performance do processador).

Outro detalhe, quando compramos um desktop, notebook ou tablet não compramos apenas o processador, mas todo um sistema de hardware que se for bem acertado e otimizado para trabalhar entre si, mesmo tendo um processador mais “lento” terá um desempenho global melhor, pelo conjunto da obra.

A Nvidia embora tenha acertado a mão com a linha Tegra ainda falta um pouco de malandragem para “se virar” melhor no mercado de processadores.

Embora a Apple não tenha mostrado testes ou outras informações confiáveis sobre a performance do iPad 3 é bem provável que de fato ele seja muito mais veloz que o Tegra3, levando em conta que o iPad 2 já era até 2 vezes mais rápido que o Tegra3.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 320 outros assinantes

Busca

novembro 2020
DSTQQSS
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930 

Categorias