Processadores de 64 bits mobile

Processadores de 64 bits vão invadir todos os tipos de gadgets ainda este ano, veja aqui o lançamento da Qualcomm para este segmento.

[ad#texto]

Ainda existem muitas dúvidas acerca dos processadores de 64 bits nos desktops, mesmo sendo essenciais hoje para computadores que possuam memória RAM superior a 3GB (praticamente todos os notebooks e desktops vendidos atualmente) o seu benefício na computação móvel é mais questionável ainda, já que são raros os gadgets que possuem memória superior a 3G, mas mesmo assim a Apple lançou seu novo processador junto com o lançamento do iPhone e mais gente vem vindo lançando processadores 64 bits para os gadgets, mas de todo modo podemos dizer que enfim chegamos a geração de processadores de 64 bits para os gadgets.

Processadores de 64 bits mobile
Processadores de 64 bits mobile

Seguindo esta tendência a Qualcomm anunciou os processadores 810 e 808 da sua linha Snapdragon, ambos são de 64 bits, saída de vídeo 4K e suporte para telas de altíssima resolução, enquanto o Snapdragon 808 é menos potente e conta com “apenas” 6 núcleos o Snapdragon 810 é o top de linha e terá 8 núcleos.

Ambos contam com a instrução big.LITTLE onde possuem a metade dos núcleos sendo destinados a economia de energia e menos desempenho e a outra metade totalmente voltada para alta performance (algo me diz que a Mediatek terá mais um concorrente).

Os processadores ainda contam com a GPU Adreno 430 que de acordo com a Qualcomm é cerca de 30% mais rápida que a Adreno 420 consumindo 20% menos energia.

O Snapdragon 810 ainda irá contar com outras tecnologias como por exemplo o suporte a memórias LPDDR4, mas nada de fato comprove melhoria de performance devido ao fato de serem processadores de 64 bits, coisa que certamente o marketing da Qualcomm saberá explorar muito bem este tema.

Os processadores 64 bits 808 e 810 serão liberados para os fabricantes no segundo semestre de 2014 e é provável que os primeiros gadgets que o utilizem cheguem ao mercado já no primeiro trimestre de 2015 e pelo jeito o ano de 2015 veremos mais uma corrida por processadores de 64 bits.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.