O caso do uso da memória no Android

[ad#texto]

Vários usuários do Android tem reclamado do consumo excessivo de memória em seus smartphones, mas será que realmente o Android está consumindo em excesso?

Acredito que não.

Primeiro vamos estabelecer alguns critérios, um smartphone com 256 MB de memória é realmente pouco e com o uso dos App´s é bem provável que o Android tenha um trabalho extra para armazenar processos em memória e depois ter que retira-los e isso resume-se em lentidão no uso diário, porém 512 MB de memória já é um número bem interessante, 1 GB então é excelente.

Android e a memória, o que é realmente certo?
Android e a memória, o que é realmente certo?

Mas mesmo em um smartphone de 1 GB de memória quando abrimos as configurações do Android vimos que praticamente toda a memória está consumida, como isso? Simples, o Android (Linux) gerencia o uso de memória de forma diferente e que tende a ser mais eficiente.

Resumidamente o Android trata assim a memória do smartphone: quando você inicia algum processo ou um App qualquer o Android vai jogar arquivos referente a atividade em memória para que o sistema tenha acesso fácil e rápido e caso o seu smartphone tenha memória sobrando ele não vai retira-lo de lá, mesmo que não esteja mais em uso, pois caso você ative o uso posteriormente tudo já está lá na memória, de forma rápida e fácil.

O Android simplesmente utiliza toda a memória disponível, afinal não existe motivo para que o smartphone tenha recursos ociosos, não é lógico.

Então quando você observar o gerenciador de memória e notar que quase todo o espaço disponível está em uso não quer dizer que o Android está utilizando muita memória, ele apenas está utilizando toda a memória em benefício próprio.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias