Migrando pastas do Evolution para o Thunderbird


Eu como muita gente ao começar a utilizar Linux (Ubuntu) também experimentou o Evolution, mas não consegui me adaptar e voltei para o Thunderbird por vários motivos, dentre eles:

  • Suporte a add-ons;
  • Maior facilidade de configuração;
  • Pasta de armazenamento com menor tamanho.

Mas um problema surgiu, como migrar os e-mails já recebidos do Evolution para o Thunderbird? Depois de algumas pesquisas descobri que o processo é bem simples.

Em primeiro lugar, crie uma pasta qualquer com nome de fácil identificação (eu criei /home/petter/email);

Acesse a pasta onde ficam armazenados os e-mails no Evolution, aqui era o seguinte endereço: /home/petter/.evolution/mail/local;

Copie os arquivos inbox, sent, draft, etc e todos os outros com os nomes das pastas criadas no Evolution. Note que nesta pasta existem vários arquivos de nomes iguais com extensões diferentes como por exemplo inbox.cmeta, inbox.index.cdata, etc, estes arquivos podem ser ignorados.

Cole os arquivos dentro da pasta que você criou, no meu caso /home/petter/email;

Agora no Tunderbird aponte a pasta de armazena para a pasta recém criada e pronto, todas as mensagens do Evolution estarão no Tunderbird, marcadas como novas, basta um pouco de gerenciamento e pode liberar para uso.

Descobri a dica aqui.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias