Malware para Android apaga dados do usuário

O malware para Android apaga dados do usuário e faz você perder fotos, contatos e quaisquer outros arquivos, veja como se proteger e ficar livre desta praga.

Malware para Android apaga dados do usuário
Malware para Android apaga dados do usuário

A notícia não poderia ser mais alarmante para usuários de smartphones com Android, afinal um novo malware, chamado de Mazar, foi descoberto e ele tem a capacidade de apagar todos os dados do usuário. Claro que o sistema de backup automático do Android utilizando o Google Drive pode restaurar a maioria deles, mas não todos, isso vai depender de como você configurou o serviço. Mas e agora que um novo malware para Android apaga dados do usuário? Como devo proceder? O que devo fazer para não ser infectado? É realmente tão perigoso assim?

Infelizmente o malware em si é realmente perigoso e realmente vai apagar todos seus dados de usuário caso seu smartphone seja infectado, porém ele não é tão fácil de ser propagado ou ativado como a mídia desavisada está fazendo alarde (para nosso sorte).

Malware para Android apaga dados do usuário: como funciona

O malware vai infectar seu smartphone da seguinte forma: um smartphone (ou um atacante) vai lhe enviar uma mensagem de texto contendo um link, caso o usuário clique no link o malware será instalado e seus dados serão apagados.

Resumindo, o malware não vai infectar o seu smartphone automaticamente ainda é preciso que o usuário seja inocente o suficiente para clicar em um link desconhecido, afinal seu smartphone não vai ser infectado somente ao receber a mensagem (como muitos meios da mídia estão divulgando), sem a ação deliberada do usuário nada irá acontecer.

Um detalhe importe: dos antivirus para Android que testei, nenhum deles tem capacidade para lidar corretamente com esta ameaça então nem perca tempo procurando e instalando, não vão resolver seu problema, apenas tome cuidado e esteja sempre bem informado.

Malware para Android apaga dados do usuário: o que fazer?

Simples, não faça nada, isso mesmo, ao receber uma mensagem avalie com cuidado a sua origem e procedência e simplesmente não clique em nenhum link que o seu smartphone estará completamente seguro.

Um detalhe interessante é que caso o seu Android esteja usando como linguagem o russo o malware não irá funcionar.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias