Itamaraty sofre ciberataque

Itamaraty sofre ciberataque, desta vez diplomatas receberam e-mails maliciosos e ativaram um malware e o resultado foi desastroso. 

[ad#texto]

Em tempos que todos falam de Copa do Mundo, protestos e o caos que está se instalando no Brasil a presidência da republica tem mais um problema para resolver, desta vez o Itamaraty sofre ciberataque desde a semana passada.

Itamaraty sofre ciberataque
Itamaraty sofre ciberataque

Ao que tudo indica alguns e-mails maliciosos foram enviados ao domínio itamaraty.gov.br e por falta de conhecimento alguns diplomatas abriram (e possivelmente clicaram no link) o que bastou para que uma infecção por algum tipo de malware ocorresse.

A Folha de São Paulo garante que o Intradocs foi atacado e que alguns documentos foram acessados e como medida imediata todos os funcionários foram orientados a trocarem suas senhas, mas os ataques conseguiram.

A notícia de que o Itamaraty sofre ciberataque vem de encontro com a velha história de espionagem e falta de privacidade já que tudo indica que o ataque foi dirigido ao Itamaraty e não uma mera coincidência.

E ainda mais quando veio a tona que os EUA e outros países estiveram envolvidos na criação e coordenação de um ataque as instalações nucleares do Irã utilizando um super-malware não é de se estranhar que o mesmo aparato esteja sendo utilizado para espionagem em outros países.

De qualquer forma os órgãos competentes já foram envolvidos e pela seriedade da questão é provável que o culpado seja descoberto.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.