HP instala keylogger para espionar seus clientes
Pode parecer piada, mas a HP instala keylogger para espionar seus clientes em mais de 460 modelos diferentes de notebooks.
[ad#texto]
Imagine um atacante instalando sem seu consentimento um keylogger no seu notebook, agora imagine uma grande empresa fazendo isso. Pois bem, a HP instala keylogger para espionar seus clientes.
A primeiro momento pode até parecer brincadeira, mas é a triste realidade.
O pesquisador de segurança Michael Myng foi o autor da descoberta, enquanto vasculhava o driver Synaptics Touchpad, para entender mais sobre o controle do teclado retroiluminado.
E o pior que esta não foi a primeira vez que acontece.
HP instala keylogger para espionar seus clientes: o problema
De maneira geral um keylogger não vai danificar a instalação do Windows do seu computador ou ainda apagar seus arquivos pessoais, mas irá capturar tudo o que você digita e enviar para alguma pessoa (em qualquer lugar).
Por estar embutido em outro software sua detecção é difícil e ele pode passar desapercebido com facilidade.
No caso específico da HP o keylogger está desativado, mas uma pessoa mal intencionada poderia ativa-lo facilmente e até mesmo de maneira remota.
HP instala keylogger para espionar seus clientes: os modelos afetados
Foram 460 modelos de notebooks afetados por este problema.
Os modelos afetados são das linhas EliteBook, ProBook, Compaq, Pavilion e Envy e a lista completa pode ser acessada aqui.
Na lista é possível encontrar modelos mais simples até modelos mais caros, de linhas do segmento premium da marca.
HP instala keylogger para espionar seus clientes: a resposta
Após a divulgação na mídia deste problema a HP emitiu a seguinte nota:
“De acordo com notícia publicada ontem (11/12/2017) na imprensa sobre o keylogger (software que capta tudo o que se digita no teclado e envia as informações para um servidor) encontrado em 460 notebooks da empresa HP, incluindo modelos da linha Compaq, a GlobalK – companhia que representa de forma exclusiva a marca Compaq no Brasil desde 2014 – esclarece que nenhum notebook Compaq fabricado no Brasil possui a ferramenta keylogger instalada de fábrica”
O fato é que esta não é a primeira vez que a HP faz isso e pelo jeito é uma prática comum na empresa.