Facebook vai a Opera
[ad#texto]
Parece que o Facebook quer adotar o estilo de administração estratégica de outras grandes empresas do setor, como por exemplo o Google. Tudo porque vazou a informação de que o Facebook estaria negociando secretamente a compra da Opera Software, desenvolvedora do browser Opera.
Depois de que o IPO do Facebook está indo de mal a pior devido a incapacidade do próprio Facebook em gerir seus negócios (e principalmente rentabiliza-lo) em tempos de navegação móvel, somando a isso o fato de que o Facebook é amplamente acessado de plataforma móveis utilizando uma versão do Opera exclusiva para este seguimento, podemos considerar que realmente é uma evolução natural.
Embora um bom browser, o Opera tem muito pouca relevância neste seguimento e com a força do hype Facebook, uma união destas poderia colocar mais fogo na guerra travada entre Google, Mozilla e Microsoft.
Tanto o Facebook quanto o Opera Software negam veemente essa possível negociação, porém já é de conhecimento no mercado que o Opera Software está aberta para negociações de parceria ou união, que pelo jeito poderia render facilmente uma compra, até porque aporte financeiro para uma boa oferta o Facebook tem de sobra.
Só me pergunto o quão boa será uma possível compra pelo Facebook. Será que os poucos, mas fiéis, usuários do Opera serão de fato brindados com um novo browser, ou será que tudo se resumirá em absorção de tecnologia para benefício exclusivo e próprio do Facebook? Algo que por sinal já está acontecendo com o Instagran após a sua compra pelo Facebook.