E começa as armadilhas virtuais de final de ano
Os motivos são vários e disformes, mas no final do ano dezenas de novos vírus e outros tipos de malware são liberados pela Internet com o intuito de contaminarem o seu computador.
Por mais bem atualizado que o seu computador esteja é praticamente impossível detecte todos e faça todo o trabalho sujo sozinho, por isso precaução é bom senso são essenciais.
Na grande maioria dos casos recentes o malware utiliza conceitos técnicos, alguma falha de segurança por exemplo, mesclados com conceitos de engenharia social.
No que tange conceitos técnicos o que um usuário comum pode fazer é sempre manter o seu sistema operacional, seja ele Windows ou Linux sempre atualizado, no caso do Windows um software antivírus constantemente atualizado também é necessário. Não se esqueça de atualizar também os seus softwares aplicativos (pacote Office, editores de imagem, etc), pois por falhas de segurança nesse tipo de software todo o sistema pode ser comprometido.
Mas o ponto chave da segurança em informática é sem dúvida a engenharia social, então o cuidado deve ser redobrado e as dicas abaixo devem ser seguidas a risca:
- Nunca abra e-mails de origem desconhecida;
- Não executa arquivos enviados, nem mesmo pelos seus amigos;
- Cuidado ao navegar na Internet, muitos sites implementa scripts maliciosos automaticamente.
Um exemplo claro é que desde o dia 11/12 estou recebendo dezenas de e-mails (spam) com um arquivo MP3 em anexo, via de regra é um arquivo de música válido, porém uma falha reportada a alguns meses atrás informou que uma falha nesses arquivos permite que o mesmo seja infectado por um vírus.
Sentiram o drama?