E começa as armadilhas virtuais de final de ano


Os motivos são vários e disformes, mas no final do ano dezenas de novos vírus e outros tipos de malware são liberados pela Internet com o intuito de contaminarem o seu computador.

Por mais bem atualizado que o seu computador esteja é praticamente impossível detecte todos e faça todo o trabalho sujo sozinho, por isso precaução é bom senso são essenciais.

Na grande maioria dos casos recentes o malware utiliza conceitos técnicos, alguma falha de segurança por exemplo, mesclados com conceitos de engenharia social.

No que tange conceitos técnicos o que um usuário comum pode fazer é sempre manter o seu sistema operacional, seja ele Windows ou Linux sempre atualizado, no caso do Windows um software antivírus constantemente atualizado também é necessário. Não se esqueça de atualizar também os seus softwares aplicativos (pacote Office, editores de imagem, etc), pois por falhas de segurança nesse tipo de software todo o sistema pode ser comprometido.

Mas o ponto chave da segurança em informática é sem dúvida a engenharia social, então o cuidado deve ser redobrado e as dicas abaixo devem ser seguidas a risca:

  • Nunca abra e-mails de origem desconhecida;
  • Não executa arquivos enviados, nem mesmo pelos seus amigos;
  • Cuidado ao navegar na Internet, muitos sites implementa scripts maliciosos automaticamente.

Um exemplo claro é que desde o dia 11/12 estou recebendo dezenas de e-mails (spam) com um arquivo MP3 em anexo, via de regra é um arquivo de música válido, porém uma falha reportada a alguns meses atrás informou que uma falha nesses arquivos permite que o mesmo seja infectado por um vírus.

Sentiram o drama?

matrix
matrix

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 324 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias