Descobrindo o tamanho da tela com JQuery

[ad#texto]

Ultimamente tenho me divertido um bocado programando interfaces Web e para isso o conjunto HTML + CSS + JQuery (JavaScript) tem demonstrado o nível de refinamento que as interfaces Web possuem hoje, seja na caga assíncrona de dados ou puramente adicionando artefatos e efeitos visuais em tela, arrisco dizer que hoje uma interface Web pode ser mais rica que uma interface desktop e olhe que não estou me referindo ao Adobe Flash ou Microsoft Silverlight.

Uma duvida que é recorrente dos novatos e que é muito simples de resolver via JQuery é a captura da altura da tela e da altura do HTML, note que a altura do HTML pode ser maior que a altura da tela pelo simples fato que os navegadores geram barras de rolagem.

Via JQuery temos com capturar os dois casos:

$(window).height();   // Retorna a altura do view do navegador

$(document).height(); // Retorna a altura do HTML

Viram? Bem simples aplicando o JQuery, de posse dos valores o tratamento vai de como você quiser e precisar.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.