Conservando a vida útil da bateria

[ad#texto]
Vocês já devem ter notado que o ponto mais fraco de gadgets mobile (notebook, smartphone, netbook, etc) é a bateria.

Temos uma constante preocupação com a carga e a vida útil de nossa bateria, haja visto que ela apresenta um ciclo meio que definido de recargas, e ultrapassado esse limite a coisa vai complicando até chegar ao ponto de a bateria não aguentar mais do que 5 minutos de uso exclusivo (é o que acontece com vários notebooks que vejo por aí).

Foi então que com a chegada de novas tecnologias as baterias evoluíram bastante, mas ainda preocupam, e foi nesse ponto que os fabricantes de notebooks e netbooks tiveram uma sacada simples e funcional: depois de carrega ou bem próximo disso mesmo que o gadget esteja conectado na tomada não é preciso carregar constantemente, ficar carregando de forma constante não aumenta a performance apenas desgasta a vida útil.

Quem tem o Windows 7 (não sei se versões posteriores do Windows possuem esse recurso) podem parar o mouse sobre o ícone da bateria do systray do sistema e irão ler a mensagem como esta:

“95% carregada, conectada, mas sem carregar”

Notaram o ponto chave? Após atingir a proximidade dos 100% de carga a bateria parra de carregar e o sistema fica apenas utilizando a energia da tomada, sem desgastar ou forçar em demasia a bateria.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 320 outros assinantes

Busca

dezembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031 

Categorias