Confirmação de portabilidade: Anatel melhora a segurança
Anatel começa a exigir confirmação na portabilidade visando melhorar a segurança de seus usuários sem impedir a liberdade de operadoras.
Publicada no dia 20 a Anatel irá requisitar a confirmação de portabilidade via SMS visando garantir mais segurança para os usuários.
A portabilidade surgiu no Brasil em setembro de 2008 com o objetivo de dar mais poder ao usuário na escolha de sua operadora.
Isso porque antes da portabilidade existir, se o usuário quisesse mudar de operadora teria a necessidade de trocar de número.
Isso porque o número era vinculado a operadora e com isso elevações de preços e outros problemas eram executados pelas operadoras devido a dificuldade de mudança.
Com a portabilidade tudo mudou, dando total liberdade para o usuário.
Confirmação de portabilidade: Anatel melhora a segurança
Atualmente a portabilidade não exige a confirmação via SMS e isso acabou abrindo precedentes para problemas de segurança.
Basicamente fraudadores começaram a utilizar o mecanismo de portabilidade para obter acesso ao número da linha de um determinado usuário.
Com isso golpes e clonagem de linha fica mais fácil, causando inúmeros problemas de segurança para o usuário.
A solução da Anatel
Para evitar esses problemas de segurança a Anatel passará a exigir uma confirmação por SMS enviado diretamente para o usuário.
Ao iniciar o processo de portabilidade junto a operadora o usuário irá receber um SMS solicitando a autorização da portabilidade.
Para confirmar o usuário deverá responder o SMS com um “SIM” para que o processo de portabilidade prossiga.
Caso o usuário não responda nada em até 30 minutos o processo de portabilidade será interrompido.
Para reiniciar o processo de portabilidade o usuário deverá entrar novamente em contato com a operadora para que ela recomece a portabilidade.
Quando começa?
A partir do dia 24, na próxima segunda-feira, o DDD 64 já irá exigir o SMS de confirmação de portabilidade.
Embora o cronograma de todos os DDDs ainda não esteja finalizado a expectativa é que nas próximas semanas mais DDDs passem a exigir a confirmação.