Como melhorar a performance do WordPress: domando o Cron
Embora seja bem coeso é possível encontrar meios de otimizar ainda mais, veja como melhorar a performance do WordPress domando o Cronjob.
Veja como melhorar a performance do WordPress domando o Cronjob no braço e entenda o motivo da necessidade desta alteração.
Antes de começarmos é bom salientar que o Cron é uma atividade necessária para o WordPress, pois diversas atividades úteis ao CMS dependem deste agendador de tarefas.
Porém, ao mesmo tempo que é útil ele acaba por consumir recursos importantes do servidor de maneira desnecessária.
A questão então é suprimir o gasto desnecessário de recursos e manter o Cron em execução.
Como melhorar a performance do WordPress: domando o Cron
Antes de otimizar é preciso saber como o Cron do WordPress funciona, ele é bem simples, basicamente ele é executado toda vez que um visitante acessa o seu site.
Ou seja, se o seu site está começando e não tem visitantes recorrentes suas tarefas agendadas vão começar a empilhar e ficar sem execução.
Mas desabilitar o Cron não é uma saída eficaz, pois irá perder o controle sobre as tarefas agendadas.
E desabilitar o Cron e adicionar um plugin de Cron fica na mesma de ter o Cron nativo do WordPress habilitado.
Como otimizar a performance do WordPress então?
O melhor caminho é delegar a execução do Cron para o sistema operacional, assim é possível controlar quantas vezes o Cron é executado.
E quando seu blog for visitado o Cron não será automaticamente executado, melhorando assim a performance e velocidade do seu site (fatores importantes para o SEO).
Para realizar esse procedimento é bem simples, o primeiro passo é acessar o seu arquivo wp-config.php e desabilitar o Cron (conforme abaixo):
define('DISABLE_WP_CRON', true);
Agora basta criar um Cron no sistema operacional do seu servidor, um exemplo seria igual a linha abaixo:
0 * * * curl --silent "https://example.com/wp-cron.php?" > /dev/null 2>&1
A linha acima irá agendar a execução do seu script wp-cron.php (responsável por executar o Cron do WordPress) uma vez por hora.
Com isso trancamos execuções recorrentes, e desnecessárias, a cada visita e a cada hora suas tarefas agendadas serão executadas.