Como melhorar a imagem da TV 4K: configurações fáceis de fazer

Como melhorar a imagem da TV 4K: configurações fáceis de fazer

Vamos mostrar como melhorar a imagem da TV 4K com configurações simples de fazer e que irão fazer muita diferença na sua smartTV.

Como melhorar a imagem da TV 4K: configurações fáceis de fazer
Como melhorar a imagem da TV 4K: configurações fáceis de fazer

Veja como melhorar a imagem da TV 4K fazendo configurações simples que fazem grande diferença na imagem oferecida pelo aparelho.

A maior parte dessas configurações são realizadas ao ligar o aparelho pela primeira vez e a maioria das pessoas acaba pulando essa etapa.

Com isso é provável que a imagem não seja a melhor possível e que a maioria dos recursos do aparelho não sejam devidamente aproveitados.

Como melhorar a imagem da TV 4K: configurações fáceis de fazer

Lembrando que algumas configurações podem não estar presentes na sua smartTV ou ainda podem ser realizadas de maneira diferente, pois isso é variável entre os diversos fabricantes e sistemas.

Também é importante citar que mesmo sendo 4K um determinado modelo de TV pode possuir uma tela com qualidade de imagem ruim, por isso é importante avaliar o seu aparelho antes de efetuar a compra.

A seguir vamos falar sobre alguns conceitos básicos de configuração de imagem comuns a maioria das TVs.

Modos de imagem

Geralmente uma smartTV oferece alguns modos de imagem pré-definidos, na maioria dos casos são: padrão, dinâmico, jogos, econômico, esportes, cinema e vívido.

Os próprios nomes já indicam sua funcionalidade principal e o usuário também deve levar em conta a iluminação do local.

Via de regra os modos dinâmico, esportes e vívido (ou vivo) são mais claros, para uso em locais bastante iluminados.

Mas o recomendado é testar os diversos modos oferecidos e avaliar qual se encaixa melhor no seu ambiente e na sua preferência de imagem.

Alguns fabricantes ainda oferecem uma configuração automática, onde a própria TV irá ajustar o modo ideal para o seu ambiente, pelo menos em teoria.

No contexto de automação, TV´s pode ainda possuir o recurso Filmmaker Mode, onde a própria TV ajusta a imagem ao assistir filmes e séries em canais de streaming.

Efeito “soap opera”

Esse problema ocorre quando as TVs mostram cenas filmadas em 24 quadros por segundo, mas reproduzem em uma velocidade maior, como 60 ou 120 quadros por segundo.

Desta forma ao assistir um filme, por exemplo, temos a impressão que a imagem está tremendo ou pulando cenas.

Para resolver esse problema desative o recurso movimento suave.

Este é uma questão curiosa, enquanto produtores de conteúdo apelam para o usuário desativar o recurso, os fabricantes de TV dizem ser um recurso bom para o aparelho.

Cuidado com a nitidez

Em um televisor, a nitidez é o resultado da resolução, contraste e qualidade da imagem original.

Se você aumentar em demasia a nitidez a imagem tende a se parecer mais artificial ou ainda ficar distorcida, ao invés de trazer melhor nitidez de fato.

Por isso, ao controlar a quantidade de nitidez é preciso ter cautela e ir testando aos poucos.

Calibração de imagem

Vários fabricantes oferecem um procedimento de calibração de imagem, se for o seu caso é algo importante a se fazer.

Como o ambiente externo e as preferências de quem assiste ditam o conceito de imagem boa ou ruim, fazer a calibragem permite que você adeque a qualidade da imagem da sua TV a sua realidade.

O processo de calibração muda de modelo para modelo, mas basicamente são simples e bem intuitivos e caso ao final o resultado não seja o esperado é só realizar novamente.

matrix