Briga no blogosfera e o mimimi dos grandes


Esses tempos aconteceu a primeira revolução totalmente digital que eu tive notícia, e o ponto de partida foi o Brasil.

Estou falando do pega-pega que ocorreu no BlogBlogs onde um grande número de blog´s menores e sem expressão se junto e se rebelou contra meia dúzia de blog´s grandes.

Primeiro vamos enteder o cenário em que tudo aconteceu, o BlogBlogs é um excelente sistema de indexação de blog´s no Brasil, alguns até dizem que ele é o Technorati brasileiro, e como todo sistema ele precisa se basear em parâmetros para conseguir processar e devolver ao mundo um retorno, e o sistema do BlogBlogs não é diferente. Foi aí que o pessoal percebeu o incrível valor que links possuem dentro do sistema do BlogBlogs e foi aí que a casa caiu.

Vários blog´s pequenos formaram um Meme e foram passando links um para os outros e a coisa cresceu de tal forma que afetou profundamente o resultada da indexão do BlogBlogs e com isso o Cardoso e cia teve importantes posições perdidas. O BlogBlogs se posicionou de forma neutra e disse que vai se esforçar ainda mais para aprimorar o sistema de indexação e que fazer Memes pela Internet é comum e realmente não pode ser proibido. Achei muito legal a posição não arbitrária do BlogBlogs, ao invés de fazer como outros motores de busca que capam sumariamente o site/blog da sua indexação (sem nem ao menos pesquisar e procurar saber o que realmente aconteceu) ele manteve uma postura idônea quanto ao fato e respeitou o principal atrativo da Internet, a liberdade de expressão.

Eu não entrei no Meme dos blog´s menores pois achei a idéia um pouco sem ética, não valorizava o conteúdo e outras coisas mais, mas uma coisa me chamou a atenção, alguns donos de grandes blog´s (não todos, é claro) tiveram uma atitude inesperada, simplesmente lançaram um nota de reclamação e boicotaram o BlogBlogs.

Eu achei isso um tiro no pé (deles, é lógico) por dois principais motivos:

  • Simplesmente ignoraram o preceito de liberdade da Internet (que eles mesmo tanto utilizaram) e querem dominar, fazer panela mesmo (eles fazerem panela pode, os outros não), algo do tipo, só eu e meus amigos podemos ser os primeiros, somos os donos da bola;
  • E segundo, isso é uma atitude latifundiária, digna do começo do século XX. Eu sou grande, posso ditar regras senão boicoto e fecho todo mundo. Na minha opinião eles deveriam pensar e pagar na mesma moeda, seria mais realista, mais sugestivo e muito mais legal (e também traria muito mais efeito).

O fato que é que alguns grandes caíram feio e vários pequenos subiram, o método do Meme não foi ético, mas foi funcional e serviu para mostrar o quão hipócrita as pessoas podem ser, pessoas que em seus blog´s gritavam aos 7 ventos sobre a liberdade na Internet, os meios jornalísticos arcaicos, ditadura e agora tem um atitude igual.

Gente, vamo pra frente que atrás vem gente, os grandes que aderiram ao boicote só se esqueceram do fator tempo, se os pequenos forem ruins vão cair no esquecimento outra vez, se forem bons para se manterem, lamento, mas o mundo é cruel mesmo, os melhores sempre vencem, se lembram do bum da Internet em 97?

matrix
matrix

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 324 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias