Bloqueio de IPTV pirata: Anatel declara guerra a pirataria
Na guerra da Anatel contra a pirataria será imposto bloqueio de IPTV pirata diretamente nos servidores para bloquear o uso dos aparelhos.
Uma nova parte da guerra da Anatel contra a pirataria será escrito, agora o bloqueio de IPTV pirata será executado diretamente pela Anatel.
O bloqueio será imposto somente contra os aparelhos que prometem piratear o sinal de TV por assinatura.
Lembrando que existem diversos aparelhos de IPTV homologados e que continuarão funcionando normalmente e sem nenhum tipo de bloqueio ou sanção.
Bloqueio de IPTV pirata: Anatel declara guerra a pirataria
Em uma atuação em conjunto com outros órgãos a Anatel já vem apreendendo IPTV’s sem homologação, onde mais de 1,4 milhões de gadgets já foram apreendidos.
Porém nos últimos meses o número de apreensões tem diminuído.
Visando dar mais dinâmica ao combate a pirataria e para atingir um número mais amplo de consumidores de produtos piratas a Anatel vai atuar contra os servidores de sinal.
O bloqueio de IP’s
Basicamente um gadget de IPTV pirata precisa se conectar a um servidor para conseguir decodificar o sinal de uma TV por assinatura.
O trabalho da Anatel agora se concentra em identificar e bloquear o IP desses servidores e com isso inutilizar um grande número de gadgets de uma só vez.
De acordo com o próprio presidente da Anatel:
“Quando o consumidor perceber que aquela caixinha que ele pagou R$ 400 não abre mais o sinal de nada, ele vai parar de comprar [as TV Box piratas].
Nossa expectativa é que, inviabilizando o uso, o próprio consumidor perceba que é uma ‘furada’ comprar o equipamento.”
A lógica da Anatel é simples e funcional, se toda uma gama de aparelhos deixa de funcionar a sua fama no mercado se deteriora até o ponto de mais ninguém querer compra-lo.
Risco a privacidade dos usuários
Segundo a Anatel um TVBox pirata é um risco para a segurança do próprio usuário, pois foi localizado um malware nesse tipo de aparelho.
Com isso, um equipamento poderia interceptar dados de dispositivos conectados à mesma rede e realizar ataques DDoS.
Como será realizado o bloqueio?
Uma equipe técnica da agência ficará responsável pelo processo, que envolve a parte de denúncia ou levantamento, validações, análises e determinações aos provedores.
Todo o cuidado será disposto de modo que um IP idôneo não seja bloqueado por engano.
Tem certeza do que bloquear a Anatel irá solicitar o impedimento diretamente aos backbones de internet.
Lembro que a Anatel está ciente que os servidores podem ter os IP’s alterados e para isso sabe que tem que ficar continuamente monitorando e renovando a lista de IP’s bloqueados.