Windows 8 mais seguro, só que não

[ad#texto]

Para os earlies adopters que já estão utilizando o Windows 8 aí vai uma boa notícia: o Windows 8 é o Windows mais seguro, comparando-o com as versões mais antigas.

Agora vem ai uma notícia não tão boa: utilizando o Windows 8 você ainda tem 15% de chance de ser infectado por algum malware.

Um estuda da empresa de segurança BitDefender diz que utilizando o Windows 8 com o Windows Defender ativado e com todos os outros recursos de segurança também ativos (UAC, SmartScreen, etc) o Windows 8 sem nenhuma solução de antivírus de terceiros conseguiu barrar cerca de 85% das tentativas de infecção de vários malwares e vírus diferentes, realmente é uma boa marca, mas ainda revela que o Windows tem sérios problemas com a segurança, já que os 15% de infecções bem sucedidas pode ser considerado um número bem alto.

Sem dúvida, o trabalho da Microsoft de aumentar a segurança do ambiente Windows, que está sendo realizado no Windows 8, está surtindo efeitos, porém o caminho a ser trilhado ainda é bem longo.

Agora vem um pequeno detalhe que passou despercebido no teste da BitDefender, o principal trunfo do Windows neste testes é que ele ainda é novo e pouco explorado, afinal não faz nem um mês que ele foi lançado comercialmente, a tendência é que com o passar do tempo hackers e crackers estudem os mecanismos de defesa do Windows e que novos malwares surjam com a capacidade de burla-los aprimorada e aí é bem possível que este numero de tentativas de invasão frustradas diminua um bocado.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.