Windows 8.1 suporta MKV nativamente

Windows 8.1 suporta MKV nativamente de acordo com a Microsoft que ainda promete expandir o suporte de novos codecs no Windows 10.

[ad#texto]

Para quem gosta de filmes e utiliza formas on-line de reprodução já deve estar familiarizado ao formato MKV e também já deve estar acostumado a dificuldade de localizar um bom reprodutor de MKV para o Windows, mas agora este problema parece ter acabado já que a Microsoft anunciou que a partir da atualização de hoje o Windows 8.1 suporta MKV nativamente.

Windows 8.1 suporta MKV nativamente
Windows 8.1 suporta MKV nativamente

Para quem ainda não conhece muito bem, o padrão MKV não é um codec, na verdade ele é um container que contém de forma sincronizada diversos arquivos que podem ter diversos codecs diferentes, então o reprodutor deverá suportar o padrão do container MKV e dos codecs que por ventura poderão existir dentro do container.

Esta característica por sinal é um dos problemas que a Microsoft deverá tratar no Windows, pois apesar de suportar o novo container o Windows deverá também expandir o seu suporte nativo aos diferentes tipos de codecs existentes, já que isso também é um ponto considerado “falho” no Windows.

Windows 8.1 suporta MKV nativamente: como ativar

O seu Windows deverá receber (se já não recebeu) uma atualização para o App Xbox Vídeos e esta atualização deverá prover o novo recurso, porém se o seu Windows ainda não recebeu a atualização ou você não quer esperar poderá fazer o download direto do site Central de Downloads da Microsoft do novo Xbox Vídeos.

Ainda de acordo com a Microsoft, se o suporte aos codecs ainda é um pouco limitada no Windows 8.1, no Windows 10 este suporte será expandido e a adoção do padrão MKV será consolidada.

Esta novidade vem de encontro com o esforço dos mantenedores do padrão MKV, que tem a pretensão de tornar-se o único padrão para arquivos de mídia e com o suporte oficial da Microsoft a sua adoção será incrivelmente facilitada e de uma iniciativa ousada o sucesso começa a tomar forma agora que o Windows 8.1 suporta MKV nativamente.

Porém, como nem tudo são flores, os estúdios e gravadoras provavelmente irão encontrar “problemas” no anúncio de suporte do padrão MKV pelo Windows já que este formato é muito utilizado na pirataria de filmes, embora este não seja o intuito inicial do projeto, as gravadoras vão acabar por alegar que esta atitude irá estimular a pirataria em si, talvez elas também queiram que todos deixem de utilizar a internet, já que este é o meio utilizado para a troca de arquivos na pirataria de filmes.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias