Windows 7 mais melhor de bom do que o Linux


Agora a Microsoft chutou o pau da barraca e iniciou uma descarada campanha contra o Linux. Quem se lembra a alguns anos o Linux era considerado um grande nada para a Microsoft, tanto isso é fato que a própria Microsoft não dava a mínima para a evolução do Linux tanto em novos recursos quanto na sua disseminação e adoção por vários usuários em diversos segmentos de mercado.

Agora existem várias versões “fáceis” como o Ubuntu que estão operando sob a mesma ideologia que a Microsoft, o desktop. Qualquer usuário com o mínimo de conhecimento técnico pode instalar e começar a utilizar o Linux, aquele estigma (que a alguns anos era verdade) de que o Linux era complexo demais e que somente geeks conseguiam utilizar cai por terra.

Dessa forma a Microsoft está treinando colaboradores da área comercial das lojas BestBuy a defenderem de forma mais “racional” (segundo a Microsoft, é claro) o Windows 7 atacando de forma deliberada o Linux, citando em vários pontos o Ubuntu como distribuição chave.

Um dos pontos atacados pela Microsoft é o fato do suporte ao hardware, a Microsoft cita que o Windows 7 suporta 300 impressoras, 700 câmeras digitais, 240 webcams e 180 câmeras de vídeo, mas não cita a complicação que é ficar em sites de fabricantes procurando drivers pois a sua placa de vídeo ou placa de rede, para citar apenas dois exemplos, não tem suporte nativo no Windows e é preciso buscar drivers fornecidos por terceiros. Quem já instalou o Ubuntu ou qualquer outro Linux “fácil” sabe que o suporte a hardware nativo é tão mais simplista e expandido no Linux que essa afirmação quanto ao suporte de hardware chega a doer nos ouvidos.

Outro ponto de ataque é a questão de suporte a software, a Microsoft alega que no Linux não existe forma de instalar Microsoft Office, Photoshop, etc. Em primeiro momento, quando instalamos o Ubuntu ele já vem pronto com o OpenOffice e mais vários softwares utilitários a sua disposição o que poupa um tempo considerável ante o interminável processo de instalação de aplicativos que existe no Windows, onde após a instalação do Sistema Operacional ficamos mais horas trocando mídias de DVD/CD para instalar aplicativos básicos. Voltando ao início podemos sim instalar o Office e o Photoshop no Linux através do Wine, creio que na Microsoft ainda não sabe sobre este aplicativo. Além é claro de uma infinidade de softwares semelhantes e correlatos para a substituição de software exclusivo para a plataforma Windows.

A Microsoft ainda ataque a parte de segurança (é isso mesmo, até parece piada) alegando que é complexo manter o Linux e suas infindáveis atualizações, eu realmente não vejo nenhum dificuldade de abrir o Gerenciador de Atualização e clicar em “OK” e deixar todo o processo de atualização acontecer em segundo plano, é muito simples e quanto ao tamanho nem vou comparar com os vários Service Pack que a Microsoft lança para a sua família Windows, alguns até poucos dias após o lançamento de uma nova versão do Windows.

A Microsoft ainda cita o processo de aprendizagem, aqui realmente alguns pontos precisam ser revistos, mas a troca de conhecimento na comunidade e fóruns destinados as várias distribuições Linux é tão amplo que todo o processo é simplista e rápido então nem vou entrar em detalhes em como é o atendimento técnico do SAC da Microsoft.

Para fechar toda a discussão (já me alonguei demais) quando você começa a manter o seu Sistema Operacional com o sistema de repositórios como no Linux não vai mais querer perder tempo na Internet buscando atualização e software aplicativo.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias