Whatsapp diz não ter culpa sobre o bloqueio

Whatsapp diz não ter culpa sobre o bloqueio no Facebook e realmente parece ser mais morosidade da justiça. Veja os detalhes aqui e entenda o caso.

[ad#texto]

Whatsapp diz não ter culpa sobre o bloqueio
Whatsapp diz não ter culpa sobre o bloqueio

Todos já estão sentindo o problema que o bloqueio do Whatsapp está causando desde ontem, quando foi bloqueado, e agora o Whatsapp diz não ter culpa sobre o bloqueio e que tudo não passa de uma desinformação do próprio judiciário brasileiro.

Não é de assustar pois um juiz não é obrigado a conhecer as nuances de sistemas de informação, porém é obrigação dele buscar suporte e assessoria técnica sobre termos como informática para que suas decisões não impactem negativamente, como este novo bloqueio do Whatsapp que mais pune o usuário do que a empresa propriamente dita.

Whatsapp diz não ter culpa sobre o bloqueio: de quem é a culpa?

Jan Koum, cofundador do app, publicou a seguinte nota no Facebook:

“Mais uma vez milhões de brasileiros inocentes estão sendo punidos por causa de uma corte que quer que o WhatsApp ceda informações que nós não temos. Não só criptografamos as mensagens de ponta a ponta no WhatsApp para manter as informações dos usuários seguras e protegidas, mas também não mantemos registros de conversas em nossos servidores. Quando você envia uma mensagem criptografada, ninguém pode lê-la — nem mesmo a gente.”

Realmente, além de toda a comunicação ser realizada criptografia ponta-a-ponta que tira a capacidade do Whatsapp de acessar as informações trafegadas existe também o fato de que o conteúdo das mensagens não são gravados nos servidores, apenas metadados sobre as conversas são gravados.

Como então o Whatsapp teria a capacidade de repassar todas as conversas para a justiça brasileira?

Aliás é bem interessante que um juiz da comarca de uma cidade que não chega aos 200 mil habitantes possa impor uma restrição a um serviço que somente em solo brasileiro afeta mais de 100 milhões de pessoas.

E o pior, como já dissemos acima, solicitam uma ação impossível de ser executada.

Whatsapp diz não ter culpa sobre o bloqueio: não vai voltar a funcionar

Ontem a noite um desembargador negou uma liminar que pedia a suspensão do bloqueio, ou seja, o bloqueio vai persistir pelas 72 horas e não duvido nada de que ele seja prolongado ou um novo bloqueio subsequente seja impetrado.

Realmente uma total falta de bom senso que demonstra um desprendimento com a realidade surpreendente para uma pessoa que pela sua elevada capacidade intelectual deveria ao menos entender o atual cenário tecnológico no qual a sociedade de modo geral está inserida.

Whatsapp diz não ter culpa sobre o bloqueio: a culpa realmente é do Whatsapp?

A justiça brasileira acusa o Whatsapp de não colaborar com investigação sobre o tráfico de drogas que ocorreria pelo App, porém a mesma justiça é incapaz de cessar a entrada de celulares nos presídios ou ao menos bloquear o sinal, afinal todos sabemos que dentro de presídios o que menos falta é um aparelho celular.

Outro detalhe, porque a polícia não atua com inteligência e simplesmente monitora em tempo real os presos para captar as informações repassadas via App e assim desarticular toda a quadrilha?

Seria a justiça brasileira tão incapaz assim ou é mesmo falta de vontade? Não é mais fácil transferir a responsabilidade de controlar transgressões penais a uma empresa privada ao invés de simplesmente atuar pelo seu papel na sociedade.

Então antes de você condenar a falta de respeito do Whatsapp pelas entidades jurídicas brasileiras pense quem realmente é o culpado por tudo isso.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias