Vídeos embebed na Web: Silverlight x Flash
A briga pelo melhor vídeo embebed na Web ficou feia com a chegada do Silverlight e de todo o marketing que a Microsoft fez em cima dele e a Adobe com a vantagem da grande massa instalada de players do Flash pelo mundo se moveu para manter a sua supremacia nesse nicho de mercado.
Porém com todas as inovações tecnológicas ainda me incomodava muito ter que ficar baixando plugin para poder ver um vídeo embutido no site, era ruim para o desenvolvedor que ficava amarrada a vontade de uma empresa e era ruim para o cliente que precisa instalar um software ou codec adicional em seu sistema para poder navegar tranquilamente.
Mas agora esse problema foi resolvido, e não foram nem a Adobe nem a Microsoft que deram um fim nele, foi a chegada do HTML 5.
No HTML 5 é possível embutir um vídeo direto no código, sem a necessidade de player ou codec nenhum, basta o cliente ter um browser (navegador) que interprete o HTML 5 – o Mozilla Firefox 3.5 já faz isso e em muito breve todos os outros também farão – e desse modo como tudo no HTML é possível ser controlado e customizado via CSS e JavaScript.
Imagine o poder para o desenvolvedor Web poder controlar vídeo via CSS e JavaScript? As possibilidades são ilimitadas, basta ter um pouco de criatividade e conhecimento.
E pensar que muita gente sem a mínima noção de desenvolvimento Web ainda diz que o HTML está morto, agora os “caras bons” utilizam é DreamWeaver.