Velocidade da internet aumentada pela Anatel

De acordo com a regra da Anatel novembro é mesmo de ajustar o índice de qualidade da velocidade da internet e desta vez o arroxo para as operadoras foi forte.

[ad#texto]

A cerca de mais ou menos dois anos a Anatel começou a se esforçar para regulamentar o setor de telecomunicações, principalmente instituindo normas para conter os abusos das operadoras e também instituir requisitos de qualidade mínimos, um dos benefícios direto destas ações foi a melhoria significativa na velocidade da internet nos planos fixo e móvel.

Velocidade da internet aumentada pela Anatel
Velocidade da internet aumentada pela Anatel

Um dos planos adotados foi a instituição de metas para a velocidade instantânea (aquela que pode ser medida a qualquer hora) e a velocidade média, lembrando que antes desta normatização os planos eram obrigados a entregar somente 10% do contratado e ainda devemos levar em consideração que não existia nenhuma métrica oficial para medir e em decorrência deste fato geralmente a velocidade entregada era ainda menor que os 10% regulamentados em lei.

Com as medidas da Anatel, todo mês de novembro vemos um aumento no mínimo entregado além do fato que agora temos uma métrica oficial de medida e fica muito mais fácil constatar velocidades deficientes e temos como cobrar por estes problemas.

Assim, neste mês de novembro a velocidade da internet ficou definida assim:

  • Velocidade instantânea: mínimo de 40%;
  • Velocidade média: mínimo de 80%.

Em termos práticos, vamos supor um plano onde a velocidade da internet seja de 10 Mbps, assim a velocidade instantânea mínima aceitável seria de 4 Mbps e a velocidade média mínima aceitável seria de 8 Mbps, ou seja, a média do mês teria que ser o dobro da média instantânea.

Embora as operadoras relutem bastante sobre esta medida adotada pela Anatel, é um ato justo, já que o valor pago na mensalidade pelos planos fixo e móvel é sempre o mesmo independente da velocidade da internet auferida nada mais justo que a velocidade distribuída ao longo do mês também tenha padrões mínimos, afinal, pagar por 10 Mbps e receber apenas 1 Mbps é o mesmo que pagar e não levar.

Para as empresas que não cumprirem as metas mínimas de a Anatel poderá estabelecer prazos para a regularização dos serviços, instituir multas ou até mesmo proibir a venda de novos planos.

Para ajudar a Anatel a ajudar você, caso esteja enfrentando problemas você pode – e deve – denunciar a sua operadora para a Anatel, para maiores detalhes em como efetuar a denúncia visite a página dos canais de atendimento.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 320 outros assinantes

Busca

dezembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031 

Categorias