Velocidade da internet aumentada pela Anatel
De acordo com a regra da Anatel novembro é mesmo de ajustar o índice de qualidade da velocidade da internet e desta vez o arroxo para as operadoras foi forte.
[ad#texto]
A cerca de mais ou menos dois anos a Anatel começou a se esforçar para regulamentar o setor de telecomunicações, principalmente instituindo normas para conter os abusos das operadoras e também instituir requisitos de qualidade mínimos, um dos benefícios direto destas ações foi a melhoria significativa na velocidade da internet nos planos fixo e móvel.
Um dos planos adotados foi a instituição de metas para a velocidade instantânea (aquela que pode ser medida a qualquer hora) e a velocidade média, lembrando que antes desta normatização os planos eram obrigados a entregar somente 10% do contratado e ainda devemos levar em consideração que não existia nenhuma métrica oficial para medir e em decorrência deste fato geralmente a velocidade entregada era ainda menor que os 10% regulamentados em lei.
Com as medidas da Anatel, todo mês de novembro vemos um aumento no mínimo entregado além do fato que agora temos uma métrica oficial de medida e fica muito mais fácil constatar velocidades deficientes e temos como cobrar por estes problemas.
Assim, neste mês de novembro a velocidade da internet ficou definida assim:
- Velocidade instantânea: mínimo de 40%;
- Velocidade média: mínimo de 80%.
Em termos práticos, vamos supor um plano onde a velocidade da internet seja de 10 Mbps, assim a velocidade instantânea mínima aceitável seria de 4 Mbps e a velocidade média mínima aceitável seria de 8 Mbps, ou seja, a média do mês teria que ser o dobro da média instantânea.
Embora as operadoras relutem bastante sobre esta medida adotada pela Anatel, é um ato justo, já que o valor pago na mensalidade pelos planos fixo e móvel é sempre o mesmo independente da velocidade da internet auferida nada mais justo que a velocidade distribuída ao longo do mês também tenha padrões mínimos, afinal, pagar por 10 Mbps e receber apenas 1 Mbps é o mesmo que pagar e não levar.
Para as empresas que não cumprirem as metas mínimas de a Anatel poderá estabelecer prazos para a regularização dos serviços, instituir multas ou até mesmo proibir a venda de novos planos.
Para ajudar a Anatel a ajudar você, caso esteja enfrentando problemas você pode – e deve – denunciar a sua operadora para a Anatel, para maiores detalhes em como efetuar a denúncia visite a página dos canais de atendimento.