Utilizando o DBConect para consultar dados (select).


É muito fácil utilizar esse framework para trabalhar com persistência de dados em Java. Em primeiro lugar é necessário você baixar o framework e o driver de conexão Oracle aqui. Após isso basta descompactar e inserir tanto o arquivo do framework quanto o arquivo do driver de conexão na pasta lib da sua aplicação.

Após isso é muito fácil utilizar o framework. Vamos partir para o código, em primeiro momento é preciso fazer o import para a sua classe:

import net.viamais.oracle.Conexao;

Feito isso, vamos começar a utilizar o framework, agora é necessário criar uma instância com o construtor da classe para podermos aproveitar os recursos:

Conexao conexao = new Conexao(“porta”, “SID”, “usuário”, “senha”, “host”);

Claro que devemos trocar pelos parâmetros do seu banco. Agora vamos abrir a conexão com o banco e setar o select que será utilizado no nosso exemplo:

conexao.abrirConexao();
conexao.setSelect(“select * from tabela”);

Agora vamos preparar o select (PreparedStatement) e carregar uma variável do tipo ResultSet com o ResultSet retornado da sua select, feito isso é possível trabalhar e iterar sobre os dados retornados da maneira que quiser:

conexao.preparaSelect();
rs = conexao.resultSet();

Agora que temos todo o ResultSet da consulta nas nossas mãos podemos, por exemplo, listar na tela todo esse retorno:

while(rs.next()){
System.out.println(rs.getString(1));
}

Agora é muito fácil consultar dados em bancos de dados Oracle e trabalhar esses dados retornados. Tudo o que é preciso fazer é baixar o framework e utiliza-lo em sua aplicação.

Tags:,
Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 324 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias