Utilizando Hint no seu PL/SQL

[ad#texto]
Algumas vezes nos deparamos com queries confusas e que são lentas e para ajudar ainda mais não temos tempos ou recursos suficientes para apresentar uma solução melhor.

O que fazer então?

Observer a query abaixo e imagine como sendo um query lenta:

select tab.campo1
         ,tab.campo2
         ,tab.campo3
         ,tab.campo4
from tabela tab

Podemos utilizar um HINT para tentar melhorar a sua performance.

select /*CHOOSE*/
         ,tab.campo1
         ,tab.campo2
         ,tab.campo3
         ,tab.campo4
from tabela tab

Como já é de conhecimento, o banco de dados Oracle, utiliza estatística para melhorar a performance das queries, ou seja, a performance do Oracle é variável de um caso de uso para outro.

Em geral o HINT CHOOSE vai melhorar a sua consulta, porém, em casos específicos ele pode não surtir efeito nenhum e você terá que utilizar outros HINTs para acertar a performance da query.

Eu irei mostrar outros exemplos de HINTs, por hoje fica o CHOOSE que trabalha com o custo da query para o banco para melhorar o seu retorno.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.