Usando JSTL – Java para Web

[ad#texto]

Existe um problema ao trabalhar com Java para Web é como designers que geralmente atuam dentro das páginas JSP irão lançar mão de recursos programados dentro dos servlets e classes do projeto sem embutir código Java dentro do JSP e também como controlar pontos de desvio, fluxo, laços sem entupir o código contido no JSP (que geralmente é HTML + CSS + JavaScript) de código Java?

Este problema existe porque existe uma dificuldade em encontrar um designer que conheça profundamente codificação em Java da mesma forma que é difícil encontrar um programador Java que trabalhe bem com designer, são dois conhecimentos difíceis de encontrar em um mesmo profissional, pois são de naturezas distintas e quando é encontrado este se torna um profissional raro no mercado e por isso seu custo aumenta, muitas vezes aumenta tanto que projetos menores chegam a ficar inviáveis.

A saída para isso se chama JSTL (na forma abreviada) ou ainda JSP Standard Tag Library. Mas o que é esse tal de JSTL?

O JSTL tem o objetivo de suprir a necessidade mencionada acima sem ter a obrigatoriedade de utilizar código Java dentro de um JSP e como resultado temos um projeto mais “limpo”, mais fácil de gerenciar além de otimizado para unir o trabalho dos programadores Java com o trabalho dos designers.

Veja um exemplo simples do uso de JSTL dentro de uma página JSP:

<%@ taglib prefix="fmt" uri="http://java.sun.com/jsp/jstl/fmt" %>
<html>
<body bgcolor="#FFFFFF">
<jsp:useBean id="agora"/>
<br>
Data Curta: <fmt:formatDate value="${agora}" />
<br>
Data Longa: <fmt:formatDate value="${agora}" dateStyle="full"/>
</body>
</html>

Explicando o código:

Primeiro vamos instruir o compilador a utilizar as TAG´s do JSTL:  <%@ taglib prefix=”fmt” uri=”http://java.sun.com/jsp/jstl/fmt” %>

Agora vamos instanciar o objeto Java.util.Date, note que instanciamos e vamos utilizar um objeto Java, obviamente codificado em Java sem escrever uma única linha de código Java dentro do JSP: <jsp:useBean id=”agora”/>

Depois é só utilizar o objeto utilizando o JSTL, que neste exemplo imprime na tela a data nos formatos curto e longo: <fmt:formatDate value=”${agora}” /> para data curta e <fmt:formatDate value=”${agora}” dateStyle=”full”/> para data longa.

É um exemplo simples, mas serve como uma introdução ao uso de JSTL, que melhora muito a legibilidade de uma página JSP, obedece aos padrões, facilita o trabalho dos designers e dá todo o poder que a codificação Java daria para a página JSP. Nos próximos dias estaremos escrevendo mais sobre JSTL, sua aplicabilidade e seus recursos, tudo com vários exemplos.

Tags:,
Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias