Ubuntu muda tudo
[ad#texto]
Realmente foi-se o tempo que a interface do Linux era sinônimo de mal gosto de meia dúzia de nerds que sabiam somente de programação e nada de usabilidade e demais recursos gráficos, o Ubuntu 11.04 está com a interface totalmente reformulada.
Com a adoção do Unity o Ubuntu reformula a interação com o conceito de desktop e aproveitando os recursos avançados da implementação do Compiz irá causar muito hype. Dentre as novidades destacamos:
- Funções especiais para cada software utilizando o botão direito do mouse;
- Acionando a tecla super mais alguma outra tecla o software equivalente será maximizado;
- Arrastando um arquivo para a barra de tarefas automaticamente o software utilizando para executa-lo será invocado;
- Novo forma de organizar ícones, barra de tarefas e execuções de software;
- Barra superior como menu de contexto;
- As mais novas versões do Firefox 4 e LibreOffice também já estão incluídas no pacote.
Como já é de praxe (e bem diferente do Windows) todos esses recursos gráficos não fazem grandes exigências com relação ao hardware e são executados de maneira rápida e sem gargalos, embora segundo conste para hardwares não compatíveis com o Unity a interface padrão utilizada hoje deverá tomar o lugar.
Com certeza a versão 11.04 do Ubuntu irá causar uma revolução no modo como utilizamos e entendemos a semântica no uso de um computador e pelo rumo tomado pela Canonical há anos atrás quando iniciou o processo de melhoria na interface, abandono da cansativa cor marrom e na contratação de profissionais especializados em design e interface.
Estaria nascendo um novo sistema operacional? Um sistema operacional que possa rivalizar e até mesmo superar a semântica de uso de um MAC OSx?