Ubuntu muda tudo

[ad#texto]
Realmente foi-se o tempo que a interface do Linux era sinônimo de mal gosto de meia dúzia de nerds que sabiam somente de programação e nada de usabilidade e demais recursos gráficos, o Ubuntu 11.04 está com a interface totalmente reformulada.

Com a adoção do Unity o Ubuntu reformula a interação com o conceito de desktop e aproveitando os recursos avançados da implementação do Compiz irá causar muito hype. Dentre as novidades destacamos:

  • Funções especiais para cada software utilizando o botão direito do mouse;
  • Acionando a tecla super mais alguma outra tecla o software equivalente será maximizado;
  • Arrastando um arquivo para a barra de tarefas automaticamente o software utilizando para executa-lo será invocado;
  • Novo forma de organizar ícones, barra de tarefas e execuções de software;
  • Barra superior como menu de contexto;
  • As mais novas versões do Firefox 4 e LibreOffice também já estão incluídas no pacote.

Como já é de praxe (e bem diferente do Windows) todos esses recursos gráficos não fazem grandes exigências com relação ao hardware e são executados de maneira rápida e sem gargalos, embora segundo conste para hardwares não compatíveis com o Unity a interface padrão utilizada hoje deverá tomar o lugar.

Com certeza a versão 11.04 do Ubuntu irá causar uma revolução no modo como utilizamos e entendemos a semântica no uso de um computador e pelo rumo tomado pela Canonical há anos atrás quando iniciou o processo de melhoria na interface, abandono da cansativa cor marrom e na contratação de profissionais especializados em design e interface.

Estaria nascendo um novo sistema operacional? Um sistema operacional que possa rivalizar e até mesmo superar a semântica de uso de um MAC OSx?

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 320 outros assinantes

Busca

novembro 2020
DSTQQSS
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930 

Categorias