Tratando suas exceções no PL/SQL de forma personalizada

[ad#texto]
Os erros disparados pela integridade do banco ou qualquer outra exception do Oracle são realmente bem informativos, para os desenvolvedores de código, mas quando é o usuário final que precisa compreende-las fica difícil e é necessário reescrever as mais recorrentes.

Existe uma forma bem prática de personalizar as mensagens de erro, aqueles monte de ORA-02292, ORA-01403, etc, etc. Para isso basta conhecer um pouco de PL/SQL e editar a exception OTHERS.

Fica assim, no final do seu código PL/SQL, quando você adiciona suas exception remova todas com exceção da exception OTHERS da seguinte forma:

exception when others then
 When others then
   If sqlcode = '-2292' then 
     dbms_output.put_line('Você não pode apagar com registro filho');
   Else
     dbms_output.put_line('Mensagens de erro padrão');
   End if;
end;

Viram que simples? Com um pouquinho de PL/SQL podemos converter os textos técnicos padrão do Oracle por mensagens customizadas e próprios para o contexto do seu software facilitando o entendimento por parte do cliente e refinando o seu software.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.