Testando a segurança de urnas eletrônicas


O TSE propôs uma forma bem interessante de testar a segurança das urnas eletrônicas, abriu inscrição pública para hackers, curiosos da área de informática e funcionários atuantes nas área de segurança em SI para tentarem invadir as urnas nos dias 10 e 13 de novembro.

A proposta é bem interessante já que boa parte da população acredita que as urnas são realmente falhas quanto a segurança e podem permitir acesso não autorizado para manipular votos. Do ponto de vista técnico o teste é válido pois permite que várias pessoas com distintos conhecimentos possam realizar testes extensivos quanto a segurança da urna.

Do ponto de vista econômico testes realizados dessa forma também apresentam um custo menor que se fossem realizados por empresas especializadas em segurança.

Só resta saber como será a estrutura e organização dos testes para que os mesmos prossigam de forma controlada e as possíveis falhas de segurança possam realmente serem identificadas e corrigidas.

Em tempo a população, de maioria leiga no assunto de segurança de software, ficou em quase histeria alegando que as urnas eletrônicas não são de fatos seguras, porém é muito mais fácil burlar a contagem de votos de papel do que o processo de apuração das urnas eletrônicas, isso é apenas medo de algo novo e diferente (fuga da zona de conforto) do que estão acostumadas.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias