Terceirizando projetos na China

[ad#texto]

No mercado de TI terceirizar projetos é uma forma de equacionar custos e conseguir obter sempre o melhor da tecnologia atual, pois profissionais externos, que via de regra sempre trabalham em projetos distintos e em diversos ambientes diferentes tem maior experiência prática e vivência do que um profissional contratado e alocado todos os dias de trabalho no ambiente de sua empresa, isto é comum e bem proveitoso para ambas as partes.

Mas o caso de um desenvolvedor é curioso, ele trabalhava em uma empresa que prestava serviços de alta confidencialidade e era visto como um grande desenvolvedor em diversas linguagens como C++, Java, Ruby, etc, sem notar que para ser tão bom em diversas linguagens que demandariam um tempo enorme de aprendizado, seus chefes sempre se orgulhavam da qualidade de seu serviço, porém notaram um tráfego incomum em sua VPN, com o login do desenvolvedor que permanecia sentado em sua mesa de trabalho.

Pediram então para a Verizon investigar o caso e a mesma observou que a conexão partia de uma cidade chinesa.

Analisando mais a fundo notaram que além do login e senha era preciso um token para autenticar a conexão na VPN e este token estava em poder do desenvolvedor, ou pelo menos deveria estar, foi aí que investigaram e descobriram toda a mutreta.

Ao receber um novo projeto, o desenvolvedor contatava o seu terceiro na China e repassava o trabalho para ele, o desenvolvedor chinês conseguia acesso pois além do login e senha o desenvolvedor enviou via Correios o token para a China.

Como a mão de obra na China é bem mais barata e o desenvolvedor tido como um gênio sempre conseguia bons salários, ele pagava o chinês e ainda fica com uma boa sobra no final do mês e assim passava seus dias navegando na internet, Facebook e afins.

O desfecho do caso foi a demissão do desenvolvedor, pois ele é que foi contratado para realizar as tarefas e a empresa correu sério risco de vazamento de informações confidenciais e pelo menos agora sabe onde contratar bons profissionais com salários mais baixos e se a moda pegar muita gente no resto do mundo terá que rebolar para manter seus empregos e salários.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias