Snapdragon 820 nasce para superar todos os concorrentes
Depois de um fiasco no ano de 2015 com o Snapdragon 810 a Qualcomm veio agitar o mercado, pois o Snapdragon 820 nasce para superar todos os concorrentes.
A Snapdragon sempre foi referencia no segmento de SoC mobiles (para a alegria da Qualcomm), porém no ano de 2015 sofreu um revés e tanto, pois seus principais concorrentes lançaram boas opções no mercado, como o novo Exynos da Samsung e o A8 da Apple e a grande cereja do bolo foi o fato do seu recém-lançado 810 sofrer muito com superaquecimento, em resumo, os poucos smartphones que utilizaram o Snapdragon 810 tiveram suas vendas diminuídas devido a notícia do aquecimento e existem rumores que alguns lançamentos tiverem seu SoC alterado de última hora (na fase do projeto) para outras opções do mercado, mas inicia-se 2016 e o Snapdragon 820 nasce para superar todos os concorrentes.
As informações acerca do novo SoC ainda estão surgindo e amadurecendo, porém já podemos notar que a Qualcomm quer de fato mudar tudo, começando pelo processo de produção, o que fez surgir uma insólita parceria.
Snapdragon 820 nasce para superar todos os concorrentes: a parceria
Historicamente a TSCM sempre foi a empresa responsável por produzir SoC para a Qualcomm, tanto que apesar dos problemas de arquitetura, a TSCM leva parte da culpa pelo superaquecimento do Snapdragon 810 e para o Snapdragon 820, para não sofrer nenhum tipo de risco a Qualcomm firmou uma parceria com a Samsung para a produção do seu mais novo SoC.
Isso mesmo, uma das maiores concorrentes da Qualcomm vai produzir seus SoC’s de próxima geração, basicamente o que deve ter pesado bastante na decisão foi o fato da Samsung dominar o processo de produção em 14 nm enquanto tanto a Qualcomm como a TSCM só conseguiriam produzir o Snapdragon 820 usando 16 nm, o que poderia contribuir para que o problema de aquecimento voltasse a ocorrer.
Para a Samsung isso já é algo normal, já que além da produção do Exynos, ela também produz parte dos A8 para a Apple e desta forma destaca-se como a melhor fábrica para SoC de ponta.
Snapdragon 820 nasce para superar todos os concorrentes: as novidades
As informações ainda não foram 100% apresentadas mas espera-se que este novo SoC tenha um processamento gráfica 40% melhor e 25% mais poder de processamento se comparado com a versão anterior.
Junta-se a isso um modem para dados móveis melhora, apresentando maior velocidade nas conexões e um gasto energético reduzido.
Para a Qualcomm é hora de se preparar para um divisor de águas, afinal se um novo SoC sofrer com problemas de aquecimento comprometendo o seu desempenho como ocorreu com o Snapdragon 810 é um passo para de referencia ela se tornar apenas mais uma fabricante do segundo escalão.