Snapdragon 820 nasce para superar todos os concorrentes

Depois de um fiasco no ano de 2015 com o Snapdragon 810 a Qualcomm veio agitar o mercado, pois o Snapdragon 820 nasce para superar todos os concorrentes.

Snapdragon 820 nasce para superar todos os concorrentes
Snapdragon 820 nasce para superar todos os concorrentes

A Snapdragon sempre foi referencia no segmento de SoC mobiles (para a alegria da Qualcomm), porém no ano de 2015 sofreu um revés e tanto, pois seus principais concorrentes lançaram boas opções no mercado, como o novo Exynos da Samsung e o A8 da Apple e a grande cereja do bolo foi o fato do seu recém-lançado 810 sofrer muito com superaquecimento, em resumo, os poucos smartphones que utilizaram o Snapdragon  810 tiveram suas vendas diminuídas devido a notícia do aquecimento e existem rumores que alguns lançamentos tiverem seu SoC alterado de última hora (na fase do projeto) para outras opções do mercado, mas inicia-se 2016 e o Snapdragon 820 nasce para superar todos os concorrentes.

As informações acerca do novo SoC ainda estão surgindo e amadurecendo, porém já podemos notar que a Qualcomm quer de fato mudar tudo, começando pelo processo de produção, o que fez surgir uma insólita parceria.

Snapdragon 820 nasce para superar todos os concorrentes: a parceria

Historicamente a TSCM sempre foi a empresa responsável por produzir SoC para a Qualcomm, tanto que apesar dos problemas de arquitetura, a TSCM leva parte da culpa pelo superaquecimento do Snapdragon 810 e para o Snapdragon 820, para não sofrer nenhum tipo de risco a Qualcomm firmou uma parceria com a Samsung para a produção do seu mais novo SoC.

Isso mesmo, uma das maiores concorrentes da Qualcomm vai produzir seus SoC’s de próxima geração, basicamente o que deve ter pesado bastante na decisão foi o fato da Samsung dominar o processo de produção em 14 nm enquanto tanto a Qualcomm como a TSCM só conseguiriam produzir o Snapdragon 820 usando 16 nm, o que poderia contribuir para que o problema de aquecimento voltasse a ocorrer.

Para a Samsung isso já é algo normal, já que além da produção do Exynos, ela também produz parte dos A8 para a Apple e desta forma destaca-se como a melhor fábrica para SoC de ponta.

Snapdragon 820 nasce para superar todos os concorrentes: as novidades

As informações ainda não foram 100% apresentadas mas espera-se que este novo SoC tenha um processamento gráfica 40% melhor e 25% mais poder de processamento se comparado com a versão anterior.

Junta-se a isso um modem para dados móveis melhora, apresentando maior velocidade nas conexões e um gasto energético reduzido.

Para a Qualcomm é hora de se preparar para um divisor de águas, afinal se um novo SoC sofrer com problemas de aquecimento comprometendo o seu desempenho como ocorreu com o Snapdragon 810 é um passo para de referencia ela se tornar apenas mais uma fabricante do segundo escalão.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 320 outros assinantes

Busca

dezembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031 

Categorias